Começa nesta terça-feira (30) a Semana Nacional dos Orgânicos em Curitiba. A programação na capital conta com exposições, visitas, workshops e comércios voltados ao segmento alimentício. Com o objetivo de divulgar produtos sem agrotóxicos, as ações acontecem até o próximo domingo (4) em locais como o Mercado Municipal e a Feira de Orgânicos do Passeio Público. Veja a programação da Semana dos Orgânicos em Curitiba
Confira o Guia de Feiras da Gazeta do Povo
De acordo com José Carlos Koneski, diretor do Departamento de Abastecimento da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, os locais escolhidos para a Semana dos Orgânicos comercializam produtos com a procedência garantida, já que “passam por constante monitoramento das equipes da nossa Gerência Técnica de Controle de Qualidade”. Além de frutas e verduras, também são vendidos ovos e carnes sem agrotóxicos em espaços espalhados por Curitiba e nas 13 feiras orgânicas da cidade.
Entre as atividades programadas estão visitas guiadas pelo setor de orgânicos do Mercado Municipal, oficinas de hortas caseiras, em jardins, vasos ou pequenos espaços e workshop com degustação de alimentos. Veja a programação completa:
Semana Nacional dos Orgânicos em Curitiba
Terça-feira (30/5)
Das 9h às 11h – Workshop sobre sucos e palestra sobre Alimentação e Higienização de Alimentos pela nutricionista da Unidade Móvel da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento
Local: Feira Orgânica do Setor de Agrárias da UFPR, na Rua dos Funcionários, 1.540, no Cabral.
Quarta-feira (31/05)
14h30 - Visita guiada para grupos de até 20 pessoas no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal. Agendamento prévio deve ser feito nos telefones 3350-3857 e 3350-3815.
Quinta-feira (1/6)
14h30 - Visita guiada para grupos de até 20 pessoas no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal. Agendamento prévio deve ser feito nos telefones 3350-3857 e 3350-3815.
Sexta-feira (2/6)
9h às 17h – Exposição de marcas e produtos no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal.
10h – Exposição e oficina sobre Hortas em Vasos e Pequenos Espaços por agrônomos da Unidade de Agricultura Urbana da Secretaria no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal.
11h30 – Palestra com a nutricionista Eliane Tagliari sobre o Impacto do Orgânico na Saúde Hepática no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal.
14h30 – Visita guiada para grupos de até 20 pessoas no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal. Agendamento prévio deve ser feito nos telefones 3350-3857 e 3350-3815.
Sábado (3/6)
- Mercado Municipal
9h às 17h – Exposição de marcas e produtos no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal.
8h às 18h – Exposição e oficina sobre Hortas em Vasos e Pequenos Espaços por agrônomos da Unidade de Agricultura Urbana da Secretaria no Setor de Orgânicos.
10h – Oficina de Micro Jardinagem com Iracema Bernardes.
10h45 – Workshop sobe Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) com a nutricionista Daniele Dominoni.
11h30 – Workshop sobre Aproveitamento Integral de Alimentos.
12h30 – Workshop sobre Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) com José Marcos Antillon Hernandez.
- Feira Orgânica do Passeio Público.
9h30 - Visita guiada para no máximo 10 pessoas. Agendamento prévio deve ser feito nos telefones 3350-3857 e 3350-3815.
10h30 - Oficina Horta Caseira com o “mago jardineiro” Ademar da Silva Brasileiro e apoio da Unidade Móvel da Secretaria.
11h30 - Workshop e degustação na banca da chef Amanda Marfil.
Domingo (4/6)
Passeio orgânico com saída do Mercado Municipal
7h30 às 18h – Visita a propriedades orgânicas da Grande Curitiba e ao Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA)| Embarque para saída: entrada do Setor de Orgânico na Rua da Paz | Inscrições: no máximo 25 pessoas e devem ser feitas na Feira do Passeio Público, na banca da Acopa, no sábado (3/6), das 9h às 12h | Valor do passeio: R$ 70 (inclui transporte, almoço e lanche).
Colaborou: Cecília Tümler
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano