As sereias tomaram conta da praia de Caiobá, no litoral do Paraná. Sentadas na areia ou na beira do mar, elas começaram a aparecer há cerca de 10 dias - quando uma loja passou a vender caudas removíveis que conquistaram as crianças.
A culpada pela nova moda infantil na praia é a professora Rejane Rangel, que decidiu usar as férias para trabalhar de outra forma. Apaixonada pela praia e frequentadora de Caiobá há oito anos, ela reformou um food truck para transformá-lo em uma loja móvel de biquínis, maiôs e outras roupas de verão, cujo nome, é claro, só poderia ser Sereia Fashion. Mas o diferencial, garante Rejane, é que vários dos produtos tem o tema de sereias, sendo as caudas o principal chamariz.
Para quem usa, a fantasia não é só diversão individual, mas também acaba chamando a atenção de outras veranistas. As crianças que usam a cauda de sereia são constantemente alvos de selfies com outras crianças e acabam ajudando Rejane dando informações de onde comprar a fantasia.
- Leia mais - Calor na praia e no comércio: litoral do Paraná deve receber 1,5 milhão de turistas para o ano novo
E se engana quem pensa que só os pequenos estão de olho na roupa de sereia. De acordo com Rejane, as caudas são feitas em tamanhos que vão do P ao G, podendo ser usadas também por adultos.
A inspiração, conta a comerciante, veio da novela A Força do Querer, que foi ao ar na Rede Globo entre abril e outubro de 2017. Na trama, uma das personagens, Ritinha, tinha como profissão nadar em aquários vestida de sereia. “Esse universo é muito apaixonante e a novela foi um primeiro pontapé para eu descobri-lo”, explica Rejane.
- Veja tabém - Dicas para não se afogar: em apenas 6 dias, bombeiros fazem 50 salvamentos nas praias do PR
A filha da comerciante foi a primeira a usar a cauda. “É muito divertido e diferente, e várias pessoas perguntam onde eu consegui uma dessas” conta Yasmyn Rangel, de 10 anos, que em meio às conversas sobre sereísmos conheceu uma menina da mesma idade que alguns minutos depois também saiu de cauda nos pés.
Segurança
Fabricadas em lycra, as caudas são para uso preferencial em piscinas e as crianças devem usá-las sempre sob supervisão de adultos, já que dificultam a mobilidade das pernas. Por isso, a recomendação é para que não entrem no mar com a roupa, fiquem só na areia.
O preço da fantasia é a partir de R$ 200. Para quem deseja o kit completo, fica ainda mais caro: as caudas têm uma estrutura escondida na parte de baixo da vestimenta, que dá sustentação à nadadeira, o que aumenta o preço para R$ 350.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares