O estado de alerta para temporal segue para Curitiba e região. Depois de uma quinta-feira (30) marcada por estragos em vários pontos da capital paranaense, a previsão é de que a sexta-feira (31) seja mais um dia de muita chuva. De acordo com o Simepar, as condições que formaram as chuvas da última madrugada permanecem sobre o Paraná, o que traz o risco de mais temporais.
RECEBA notícias de Curitiba e região em seu WhatsApp
Segundo o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, a chuva de quinta-feira foi resultado de uma linha de instabilidade que passou pela região e que ganhou força sobre Curitiba — e que pode se repetir nesta sexta. “A condição ainda é favorável para formação de um novo fenômeno como esse. Não dá para dizer o quão forte vai ser, mas a previsão é que ainda tenhamos chuva a qualquer hora”, explica. “E pode ser um temporal”.
Por causa disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) manteve o alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas para praticamente todo o Paraná, incluindo Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. Segundo o Simepar, a previsão é que o acumulado de instabilidade do dia chegue aos 58,8 milímetros ao longo de toda a sexta-feira.
Em outras palavras, isso significa muita chuva prevista para o dia. “Se isso tudo chovesse de maneira uniforme, de uma só vez, seria uma esculhambação”, explica Braun. “Mas o que acontece é que essa chuva é espalhada pela cidade e durante todo o dia”.
Já sobre a possibilidade de mais registros de granizo, o meteorologista diz ser difícil determinar se teremos mais episódios do tipo nos próximos dias. Ele destaca, porém, que ainda há chances para a formação das pedras de gelo. Na sexta-feira, as temperaturas devem ter mínima de 16º C e máxima de 21º C.
E toda essa instabilidade vai se estender também durante o fim de semana. Para o sábado, a previsão ainda é de um dia bastante chuvoso, com os termômetros variando entre 15º C e 17º C. “A boa notícia é, no domingo, a chuva não vai mais ser tão forte”, pontua Braun. Segundo ele, o tempo só deve voltar a abrir a partir de segunda-feira.
Preocupação
De acordo com o meteorologista do Simepar, a preocupação com as chuvas dos próximos dias não é apenas a intensidade, mas também os reflexos gerais causados por tantos dias seguidos de instabilidade. “O principal alerta é para os rios e encostas. Está chovendo em grande quantidade em todo o Paraná já há alguns dias, o que pode fazer com que tenhamos alagamentos e deslizamentos em algumas regiões”, aponta. “Se chover 50 milímetros, vai ter problema. O solo já está úmido e não tem como absorver”.
Por isso, Braun destaca que é importante que a população fique de olho nos alertas enviados pela Defesa Civil. O sistema de avisos usa as informações do próprio Simepar e avisa via mensagem de celular se há alguma condição mais severa no tempo. Para se inscrever no serviço, basta enviar um SMS para o número 40199 com o seu CEP.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião