Depois de um dia de garoas inconstantes, Curitiba deve ter uma sexta-feira (19) com pancadas de chuvas mais significativas, acompanhadas de trovoadas e ventos de intensidade mais forte. O tempo também deve seguir instável no fim de semana
As chuvas são decorrentes da passagem de áreas de instabilidade que se formaram sobre a Argentina e o Paraguai por todo o estado. “Temos um comportamento da atmosfera que está concentrando muito a umidade a partir do norte da Argentina e do Paraguai. Quando há deslocamento de frentes frias, elas se associam a essas áreas”, explica o meteorologista do Simepar Fernando Mendes.
Conforme Mendes, ao mesmo tempo que as frentes fortalecem as áreas de instabilidade que se formam na região, esse sistema torna o ambiente mais favorável para a formação de novas áreas de instabilidade. Este ciclo deve provocar novas chuvas no estado nas próximas semanas.
Fim de semana
Nuvens e chuvas a qualquer momento devem marcar o tempo durante o fim de semana. A expectativa é de que as chuvas sejam mais leves que as de sexta-feira, porém, de acordo com Mendes, há chance de que o Leste do estado registre chuvas mais intensas. “Domingo, entre a manhã e a tarde, pode chover de forma mais significativa”, afirma.
Devido à instabilidade, a temperatura na capital deve ter pouca variação, ficando entre 13°C e 18°C nesta sexta-feira. No fim de semana, não há muita mudança: a mínima será de 13°C e a máxima, de 19°C no sábado, enquanto, no domingo, a temperatura deve variar de 14°C a 20°C.
Paraná
Devido ao ingresso das áreas de instabilidade pelo Oeste e Noroeste do estado, essas regiões têm chance maiores de temporais nesta sexta-feira. Ainda assim pode chover forte nas regiões Central e Leste, inclusive no Litoral.
Durante o fim de semana, à medida que as áreas de instabilidade avançam pelo estado, a chuva deve cessar nos municípios de Oeste, dando espaço para a nebulosidade e até para o sol. Em toda a área que vai da região Central do estado ao Leste, o fim de semana também deve ser de chuva.