O Simepar ganhou um reforço internacional para realizar o acompanhamento do tempo no Paraná. O órgão recebeu nesta semana o radar Banda X, um equipamento japonês que permite a realização de leituras meteorológicas com muito mais precisão, sendo uma importante ferramenta na prevenção de desastres naturais.
O equipamento foi cedido pela empresa Japan Radio Company a partir de uma parceria do governo do estado com a Agência de Cooperação Internacional do Japão no mês de outubro. O Banda X será usado tanto pelo Simepar quanto pela Defesa Civil para acompanhar a condição do tempo na Região Metropolitana de Curitiba.
Funcionamento
Segundo a Defesa Civil, o novo radar tem uma tecnologia que consegue “ler” dentro da nuvem, ou seja, indicar o tipo de chuva que está chegando. Com isso, o órgão espera uma precisão maior tanto nas previsões quanto nos trabalhos de prevenção em toda a região. “A qualidade da imagem que ele traz permite analisar o que tem dentro da nuvem, se tem só água, se tem gelo, qual é o tamanho da pedra. É outra tecnologia, que vai varrer com mais qualidade essas informações e apoiar nossas ações de prevenção”, explica o coordenador executivo da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Paraná, tenente-coronel Edenilson de Barros.
Hoje, o Paraná tem outros dois radares de precisão meteorológica instalados no estado: um em Teixeira Soares, no Centro-Sul do estado, e em Cascavel, na região Oeste. Ao contrário desses, que são de longo alcance, o Banda X é de curto alcance, mas sai na frente pela qualidade da imagem que consegue formar – motivo pelo qual é apontado como uma tecnologia diferencial para o estado.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais