Um turista confundiu o totem explicativo localizado no Centro Histórico com uma lixeira| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Cerca de 4 milhões de turistas visitaram Curitiba somente em 2017 em busca dos cartões-postais da cidade, segundo o Instituto Municipal de Turismo. No entanto, eles ainda sentem dificuldade para se localizar na capital paranaense devido à falta de manutenção das sinalizações existentes e poucos centros de informações espalhados pela cidade, que conta atualmente com três núcleos de informações.

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Conheça os Centros de Informações disponíveis em Curitiba.

No Largo da Ordem, em frente ao Palácio Garibaldi, por exemplo, o totem explicativo que demarca o ponto da Linha Turismo está irreconhecível. A placa existente no local com os dados a respeito do trajeto e horários do ônibus está deteriorada, impossibilitando sua leitura. “Aquilo é uma placa? Achei que era uma lixeira”, comentou o turista Filipe Miguel da Silva, de 22 anos, ao olhar para o velho totem.

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Estudante de Medicina na Universidade Federal de Sergipe (UFS), ele e sua colega Kin Alexia Kudo participaram de um congresso em Curitiba e também aproveitaram para passear pela cidade. Mas para evitar as dificuldades com a sinalização, decidiram apostar na tecnologia. “Montamos um mapa pelo Google Maps e estamos seguindo. Ainda bem que temos o aplicativo pra nos ajudar”, comentaram, enquanto passeavam pelo Centro Histórico.

No entanto, grande parte dos turistas não faz isso e precisa do auxílio de empresários e moradores da cidade para se localizar. “Como o ponto não está bem sinalizado, os turistas vêm nos perguntar onde pegar o ônibus, os horários e os demais locais que podem visitar. Aí a gente faz o que pode para ajudar porque o planejamento urbano pra isso está deixando a desejar”, lamenta a empresária Mayra Cabral, 37. Proprietária do Alchemia Bar, ela explica que sua maior dificuldade é atender alguns estrangeiros. “Quando não consigo comunicação, acabo acompanhando a pessoa até o ponto. Pelo menos sei que ela vai seguir a partir dali”.

De acordo com Tatiana Turra Korman, presidente do Instituto Municipal de Turismo, o problema será resolvido até julho deste ano, quando esse totem de informações da Linha Turismo e outros três localizados no Centro Cívico, Torre Panorâmica e na Rua das Flores - que também estão em más condições - serão reformados e receberão informações atualizadas.

Segundo o Instituto Municipal de Turismo, todos os totens da Linha Turismo serão reformados até julho 

Mais dificuldades

Outro problema relatado pelos visitantes é o baixo número de centrais de informações disponibilizadas na cidade. Segundo a estudante de Turismo Lenita Goulart, 47, que trabalha na Praça Tiradentes oferecendo opções de passeios aos visitantes, a maioria dos turistas não sabe onde procurar auxílio turístico na capital paranaense e “se sentem perdidos” em Curitiba. “Eles acabam perguntando tudo pra gente, só que não conseguimos auxiliar em tudo que precisam”, lamenta.

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Segundo o Instituto Municipal de Turismo, existem atualmente três Centros de Atendimento ao Turista na capital. “E um deles, que é a sede do Instituto Municipal de Turismo, foi transferido de um prédio alugado no Centro Cívico para o Palacete Wolf no Largo da Ordem, para facilitar o contato com os turistas que visitam a capital”, informou Tatiana. Essa mudança aconteceu em agosto de 2017 e, apenas nos primeiros quatro meses de funcionamento, realizou 1.682 atendimentos.

Atualmente existem três Centros de Atendimento ao Turista na capital. Um deles está no Largo da Ordem desde agosto de 2017 

Outros dois centros de informações, segundo ela, também estão em pleno funcionamento no Jardim Botânico e na Torre Panorâmica. O primeiro fica próximo à lanchonete na entrada do parque com a sinalização “Curta Curitiba”, e o segundo está na entrada do mirante.

Outras melhorias

Ainda segundo a presidente, o Instituto também deve instalar novas placas de sinalização para turistas nos três postos de informações espalhados pela cidade e ainda no Bosque Alemão, Jardim Botânico, Memorial Ucraniano, Parque Barigui e na Casa dos Contos, em Santa Felicidade. “E, além dos totens, estamos finalizando um convênio com o Ministério do Turismo para instalar uma sinalização com informações turísticas para pedestres”. Os valores desses investimentos ainda não foram divulgados.

Outras informações turísticas podem ser obtidas pelo telefone 156, que conta com uma equipe para prestar as informações imediatamente, ou ainda pelo site do instituto.

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Horários de funcionamento dos Centros de Atendimento

- Largo da Ordem: Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos domingos, das 9h às 14h.

- Torre Panorâmica – Terça a domingo, das 10h às 19h

- Jardim Botânico – Todos os dias, das 9h às 18h