Moradores do bairro Paloma, em Colombo, ficaram assustados após acompanharem ação da Guarda Municipal e de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na manhã de quarta- feira (25). Eles flagraram as duas equipes tentando conter um paciente suspeito de estar infectado com coronavírus que havia fugido da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alto Maracanã.
O paciente apresentou sintomas da Covid-19 e estava em acompanhamento, mas resolveu dar uma "escapadinha" e voltar para casa. Alguns vizinhos relataram que ele teria ido para a casa da mãe. Moradores da região ficaram assustados e com medo dos riscos de contágio caso o homem realmente estivesse infectado. Muitos, isolados, acompanharam a passagem do homem de longe, do portão de casa. Ele era seguido por guardas municipais e agentes de saúde com máscaras.
Depois de algumas tentativas de conter o rapaz, a Guarda Municipal e a equipe do Samu conseguiram capturá-lo e encaminhá-lo novamente à UPA. O homem, que não foi identificado, foi transferido para o Hospital do Trabalhador, em Curitiba, referência para o tratamento de Covid-19 na capital região, onde conseguiu uma vaga de internamento para quarentena.
Serviço
A Secretaria Municipal da Saúde de Colombo orienta para que a população fique em casa, lembrando sempre das dicas de higiene: lavar bem as mãos, usar álcool gel, cobrir o rosto com o cotovelo ao tossir e espirrar. Ao chegar em casa, deixe os sapatos do lado de fora, em uma zona suja, junto com roupas e produtos que trouxer da rua antes de uma higienização. Ao grupo de risco, como idosos, é preciso evitar ao máximo sair de casa e manter o isolamento.
Em caso de dúvidas ou orientações, a população de Colombo deve ligar para as centrais exclusivas de atendimento, nos telefones abaixo:
Colombo: 0800-643-2250
Epidemiologia de Colombo: (41) 3606-0100/ (41) 3621-4342
Vigilância do Pix aumenta e parlamentares reagem: entenda a medida da Receita Federal
Devassa jurídica das emendas pode chegar a mais de uma dezena de partidos em ao menos 17 estados
A guinada de Mark Zuckerberg; ouça o podcast
Opositores afirmam que María Corina foi libertada após prisão violenta em Caracas