Curitiba faz parte de região que pode registrar raios e ventos com velocidade acima de 60 km/h nesta quarta-feira| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O deslocamento de uma frente fria e o aumento do teor de umidade podem causar tempestades em todas as regiões do Paraná nesta quarta-feira (5), inclusive em Curitiba e Região Metropolitana. O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê a possibilidade de raios e ventos com velocidade superior a 60 km/h nas áreas atingidas pelo sistema.

CARREGANDO :)

Veja como se proteger durante tempestades

No Paraná, a frente fria encontra um sistema de baixa pressão atmosférica que vem do Paraguai e aumenta a possibilidade de chuvas fortes a partir da tarde, principalmente no interior do estado.

Publicidade

A empresa de meteorologia Climatempo prevê acúmulo de mais de 100 milímetros de chuva até o próximo domingo (9) no estado, sendo que as áreas mais afetadas devem ser o Centro e entre o Oeste e o Noroeste paranaenses.

Em Curitiba, a previsão é de que a chuva marque presença nesta quarta e também na quinta-feira (6). Não estão descartadas, segundo o Inmet, possibilidades de tempestades na região.

De acordo com o Simepar, várias cidades paranaenses já enfrentavam chuva forte no início desta tarde. Por enquanto, Maringá, no Noroeste, é a cidade com o maior nível de chuva acumulada desde a meia noite, com 26 mm, mas não há registros de transtornos causados pelo aguaceiro na cidade.

Como se proteger

Dias de muita chuva exigem também muita cautela, ainda mais se vêm acompanhados de raios. Não sabe o que fazer nessas horas? Abaixo, algumas dicas de como evitar que a chuva vire realmente um problema:

-Se a chuva estiver muito forte, evite sair de casa. Mas se estiver na rua, a orientação é procurar abrigo assim que possível. Não vale se esconder debaixo de árvores, nem em frágeis coberturas metálicas, pois há riscos de quedas.

Publicidade

- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia e o gás.

- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois há risco de queda pelo vento.

-Tem raios? Não fique em áreas abertas, como campos de futebol. Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos ou trilhos, assim como de torres de transmissão. Em casa, afaste-se de tomadas, canos, janelas e porta metálicas. Não use equipamentos elétricos e nem atenda telefone, exceto sem fio.