A massa de ar frio que fez muita gente tirar os casacos do armário mais cedo em boa parte do Paraná começa a perder força nesta quarta-feira (17). Isso deve fazer com que os termômetros já comecem a registrar temperaturas um pouco mais altas. Os efeitos dessa massa, no entanto, continuam sendo sentidos em Curitiba e Região Metropolitana, que ainda devem contar com um tempo estável.
De acordo com o meteorologista do Instituto Simepar Tarcízio Valentin da Costa, por mais que o centro da massa já esteja sobre o oceano e perdendo força, o sistema segue influenciando a porção mais ao Leste do estado e evitando que a chuva se desenvolva na região. Em compensação, o dia pode ter alguma nebulosidade e o litoral pode encarar chuviscos ocasionais ao longo do dia por causa dos ventos oceânicos.
A boa notícia é que a temperatura em Curitiba deve ter uma leve alta. A quarta-feira não será tão gelada, registrando mínima de 11º C. Já a máxima deve ficar em torno dos 19º C. Nas praias, a situação não é muito diferente. Os termômetros devem variar entre 17º C e 24º C.
Chuva
A estabilidade atmosférica na região já tem data para acabar. Na quinta-feira (18), os efeitos da massa de ar frio devem sumir por completo e o tempo fechará na capital. “Os fluxos de umidade e calor em direção ao Paraná vão voltar e a condição para chuva vai ser um pouco mais abrangente”, explica o meteorologista.
Tanto que as cidades da região Noroeste já podem ter situação de chuva durante a tarde desta quarta-feira. Segundo Costa, essa instabilidade é fruto da combinação do aquecimento com a umidade presente nessa porção do estado, o que favorece o desenvolvimento dessas pancadas.
“Já o restante do estado vai ser sem chuva, com possibilidade de nevoeiro apenas na região Centro-Sul”, diz o meteorologista. Nessas região, as temperaturas devem ser um pouco menores. Em Telêmaco Borba, a mínima é de 10º C.
Alerta de geada
Apesar de o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ter emitido um alerta de geada para as regiões Centro Sul e Oeste do estado a partir do próximo domingo (21), o especialista do Simepar diz que ainda não é possível dizer com precisão se esse é um risco real. “Vai esfriar nessa área mais para segunda-feira, mas ainda não dá para dizer que vai gear. Não tem como dizer com tanta antecedência”, pontua. Para Costa, mesmo sabendo que a temperatura vai cair, não há indicativos de que as demais condições de geada vão acontecer durante o fim de semana.
De acordo com a previsão do Inmet, a virada da semana deve trazer o dia mais frio do mês até agora,o que pode fazer com os campos amanheçam com geada leve em áreas de baixada.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião