A forte chuva que atingiu Curitiba e região metropolitana na tarde de sexta-feira (8) provocou transtornos, queda de árvore e falta de energia. Segundo informações da Copel, cerca de 120 mil unidades consumidoras ficaram sem luz. A queda de energia chegou a afetar o abastecimento de água em pelo menos dez bairros da região Sul.
Por causa da falta de energia, pacientes de algumas unidades de saúde de Curitiba tiveram problemas para serem atendidos. Na UPA Pinheirinho, a falta de energia prejudicou o atendimento de quem aguardava uma consulta. Quem estava na UPA disse que a triagem estava sendo feita pelo horário das pulseiras, e houve aglomeração e desorganização.
Em pouco mais de duas horas, a prefeitura de Curitiba registrou 22 solicitações para retiradas de árvores ou galhos de grande porte. De acordo com a Defesa Civil, 12 bairros foram afetados: Boa Vista, Boqueirão, Vila Isabel, Seminário, Água Verde, Mossunguê, Uberaba, Cidade Industrial, Capão Raso, Sítio Cercado, Santa Felicidade, Hauer.
A Secretaria de Trânsito (Setran) informou ainda que, na CIC, a queda de uma árvore bloqueou o cruzamento da Rua Denílson Felipe de Lima. Na Linha Verde, sentido Pinheirinho, também houve bloqueio no cruzamento com a Rua Manoel Soares Lima por causa da queda de um poste.
Até o momento foram quatro as ocorrências para fornecimento emergencial de lona para residências que tiveram problemas na estrutura, nos bairros Taboão, CIC, Bairro Novo e Sítio Cercado. Não há registro de pessoas feridas, nem que precisaram deixar suas casas (desalojados ou desabrigados).
As rajadas de vento atingiram 66 km/h e a precipitação acumulada foi de 3,6 mm, segundo o Simepar.
Bairros sem água
A Sanepar informa que as unidades de produção e distribuição Tatuquara e Caiuá, em Curitiba, ficaram sem energia nesta sexta-feira (8). A paralisação dos dois sistemas pode afetar o abastecimento de água nas regiões dos bairros Campo de Santana, CIC, Ganchinho, Pinheirinho, Sítio Cercado, Tatuquara, Umbará, Cidade Industrial, São Miguel e Augusta. O abastecimento de água deve voltar à normalidade a partir da meia-noite e será de forma gradativa. Só ficarão sem água os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel.
Telefones
Quem precisar comunicar a prefeitura de Curitiba sobre estragos deve utilizar o telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão, pelo site (www.central156.org.br) ou pelo aplicativo do serviço. A Defesa Civil registra as ocorrências que chegam ao município pelo telefone de emergência 199 (alagamentos) e, também, pelo 156 (Central de Atendimento ao Cidadão, que registra as solicitações para retiradas de árvore) e pelo 153 (Centro de Operações da Guarda Municipal, que fornece lonas). Outras situações decorrentes de chuvas ou temporais podem ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros (193) e pela Copel (falta de luz).
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas