Esta terça-feira (21) será de instabilidade e chuvas ocasionais no Paraná. Uma frente fria começa a atuar no estado e faz com que a instabilidade dos últimos dias perdure. A previsão do Simepar aponta para pancadas de chuva isoladas durante o dia em Curitiba, principalmente a tarde, com possibilidade de trovoadas.
A precipitação, no entanto, não será significativa, mas os efeitos da massa de ar fria ainda serão sentidos nos próximos dias. Na capital, a temperatura sobe até a casa dos 24ºC nesta terça.
Leia também: Cabos caídos na calçada e na rua preocupam pedestres e motoristas em Curitiba
A nebulosidade segue até a quinta-feira, quando é esperada uma virada no tempo. Saem as nuvens, a umidade e a chuva e o clima ganha cara de verão. Com sol aparecendo e céu limpo, os termômetros sobem até próximo aos 30ºC. O vento vindo do oceano, entretanto, mantém alguma nebulosidade, o que faz com que a amplitude térmica seja menor, com mínimas não baixando da casa dos 16ºC nos últimos dias da semana.
Interior
Quem terá chuvas mais volumosas na terça-feira são as regiões mais a oeste do estado. Por causa de áreas de instabilidade formadas sobre o Mato Grosso do Sul e Paraguai, o dia já amanheceu com chuva no Noroeste, Oeste e Centro-Sul.
Mesmo com a chuva, os termômetros não baixam, e a temperatura máxima em Foz do Iguaçu pode chegar aos 30ºC. A mínima para a região deve ficar na faixa de 17ºC.
A faixa central do estado terá uma terça de nebulosidade variável e termômetros em alta. A sequência de dias com termômetros alcançando os 30ºC não tem previsão para acabar e as chuvas devem atingir as regiões Norte e dos Campos Gerais com força, mas sem volume. A previsão é de temporais nessas áreas, já que o calor e a umidade, trazida pelas zonas de instabilidade do centro do continente, forma o ambiente propício para as chuvas fortes acompanhadas por descargas elétricas, ventos fortes e queda de granizo.
No Norte, a previsão de máxima é de 30ºC, em Apucarana, com mínima de 16ºC, em Campo Mourão. No Sul, a máxima chega a 28ºC, em Pato Branco, e mínima de 13ºC, em União da Vitória.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA