O temporal no início da noite deste sábado (3) alagou ruas em vários bairros de Curitiba. Há relatos de alagamentos nos bairros Água Verde, Rebouças, Vila Izabel, Portão, Vila Fanny, CIC, Bairro Novo, Tatuquara e Boa Vista.
LEIA TAMBÉM: Chuva volta com força nesta quarta (14 de março) a Curitiba e causa alagamentos; veja fotos
Um vídeo gravado na Rua Ruy Fonseca Itiberê da Cunha, no CIC, mostra um homem cruzando a rua a nado, sobre uma prancha de surfe.
Até 22h40, a Central de Operação da Guarda Municipal atendeu 23 ocorrências, por toda a cidade. As regionais com o maior número de ocorrência foram Tatuquara, CIC, Portão e Bairro Novo.
Por volta das 22h30, vários ônibus tiveram de interromper a operação, aguardando baixar o nível da água. As linhas afetadas foram: 624-Vila São Pedro, 515-Iguape II, 560-Alferes Poli, 663-Vila Cubas, 506-Bairro Novo, 561-Guilhermina.
No Água Verde, várias ruas ficaram alagadas, entre elas Santa Catarina, Otávio Franco Dias, Rio Grande do Sul e Arthur Bernardes. No Portão, uma das ruas afetadas foi a Guilherme Pugsley.
Na rua Almirante Gonçalves, esquina com Marechal Floriano, no Rebouças, a quadra ficou completamente alagada, provocando pane em carros e motos que passavam pelo local. No pior momento, a água chegou à altura da cintura. Um morador relatou que a situação é recorrente, e que já perdeu cinco carros em enxurradas. Por volta de 21h15, um caminhão do Corpo de Bombeiros chegou ao local. Os moradores chegaram a ficar ilhados, sem condição de sair dos prédios.
Na Vila Fanny, a água invadiu casas de moradores da Rua Henry Ford, em frente a um rio. A recepcionista Ana Negosek conta que a Prefeitura chegou a erguer um muro de contenção de um dos lados do rio, mas interrompeu a obra no ano passado e o lado oposto ficou sem proteção. “Do lado de fora, a água chegou à metade do muro da minha casa, uns 60 centímetros. Aqui dentro de casa chegou a ter 10 centímetros de água. Vou passar a madrugada limpando a casa”, disse a moradora.
Estragos
Segundo a Prefeitura, na regional Tatuquara, três famílias tiveram as casas destelhadas e precisaram ser alojadas em moradias de parentes. Na regional CIC, foram registradas situações de alagamentos nas vilas Barigui, Luana, Sabará, Vila Verde e Itatiaia.
Ainda de acordo com a Prefeitura, no Portão, na Unidade de Saúde Parolin, parte do telhado desabou. No bairro CIC, houve a queda do muro da Escola Municipal Professor Dario Veloso.
Na Regional Boa Vista, uma comunidade terapêutica para idosos alagou e os idosos estão sendo remanejados pela Secretaria Municipal da Saúde. A Fundação de Ação Social foi acionada para encaminhar colchões e cobertores.
Segundo o Simepar, choveu 44 milímetros apenas entre as 19h e 20h. Das 16 às 22 horas a precipitação acumulada foi de 54 milímetros. Para o domingo, a previsão é de sol pela manhã, com pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite, segundo o meteorologista Reinaldo Kneib.
Confira vídeos de alagamentos pela cidade:
Rua Gulherme Pugsley, esquina com Arion Niepce da Silva, no Portão (vídeo enviado por Patrícia Dvorak)
Rua Ruy Fonseca Itiberê da Cunha, no CIC (vídeo enviado por Ritiele Marques)
Rua Santa Catarina, no Água Verde (vídeo enviado por Rodrigo Araújo)
Veja imagens do alagamento em diferentes pontos de Curitiba:
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano