Queda de árvore causada por temporal em Curitiba.| Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná
Ouça este conteúdo

Curitiba e região já registram, nesta quarta-feira (30), os primeiros temporais previstos para os próximos dias, com chegada de uma frente fria que se aproxima do Paraná. Por volta das 14h20, vários bairros da capital tiveram ventos fortes e registro de céu bastante encoberto de nuvens. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as rajadas de vento chegaram a 70 km/h na região do Centro Politécnico por volta das 14h30.

CARREGANDO :)

RECEBA notícias de Curitiba e do Paraná no WhatsApp

Pelo menos 46 bairros da capital foram atingidos por quedas de galhos grandes, árvores e até muros. A Defesa Civil do município confirmou que três ocorrências de fornecimento emergencial de lona estão sendo atendidas por equipes da Guarda Municipal (Rua San Martin, n° 185 – Santa Felicidade; Rua Jornalista Ernesto de Pereira, n ° 664 – Pilarzinho; Rua Paula Prevedelo Gusso, n° 881 – Barreirinha).

Publicidade

Não há registro de pessoas que precisaram deixar suas casas (desabrigados ou desalojados). A informação é da Prefeitura de Curitiba.

De acordo com informações da Copel, 9.767 unidades consumidoras ficaram sem luz em consequência do temporal. Por falta de energia elétrica, foram registrados problemas de abastecimento de água em Curitiba e Almirante Tamandaré.

A Defesa Civil aponta ainda que foram 19 mm de chuva no período de uma hora, com impactos maiores provocados pelos ventos (rajadas chegaram a 40,4 km/h, segundo o Simepar). Até as 15h, foram registradas 44 solicitações para atendimento de queda de galhos e árvores, nos bairros Boa Vista, Novo Mundo, Jardim Social, Guabirotuba, Mercês, São Francisco, Atuba, Hauer, Bacacheri, Campo do Santana, Barreirinha, Taboão, Tatuquara, Abranches, Vila Isabel, Cajuru, Xaxim, Bairro Alto, Sítio Cercado, São Miguel, Batel e Pilarzinho.

Entre os endereços com registro de queda estão: Rua Lory Lunardon, n° 6 – Boa Vista; Rua Jornalista Emílio Zola Florenzano, n° 553 -Tatuquara; Rua Del. Bruno de Almeida, n° 1410 – Tatuquara; Rua Sen. Saraiva, n° 420 – São Francisco; Rua Ayrton Pizzato Gusi – Xaxim; Rua Mascarenhas de Moraes, n° 1.096 – Atuba; Rua Adílio Ramos, n° 3.328 – Bairro Alto; Rua João Fleury, n° 185 – Sítio Cercado.

As equipes da Prefeitura mantêm atenção a possíveis emergências, sob coordenação da Defesa Civil, que continua em monitoramento. Pancadas isoladas de chuva devem voltar a acontecer nas próximas horas.

Publicidade

Os canais de atendimento a emergências são os telefones: 199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Municipal), 156 (Prefeitura Municipal de Curitiba), 193 (Corpo de Bombeiros).

Tempestades em todo o estado

Em outras regiões o estado, como no Sudoeste, Sul, Central e Oeste do Paraná, foram registradas tempestades que ocasionam chuva, muitas trovoadas e rajadas de vento moderadas a fortes nesta quarta. De acordo com o Simepar, em Palmas, já houve registro de ventos de até 54,3 km/h.

Frente fria avança trazendo pancadas de chuva

Esta é a primeira frente fria que chega ao Paraná desde o começo do outono, no último dia 20 de março. As previsões apontam para uma queda de temperatura superior a 6° C, ou seja, a mínima vai ficar abaixo dos 15° C em grande parte das cidades paranaenses.

Com a frente fria, avançam pelo Paraná áreas de instabilidades com pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas. O risco de temporais segue alto nas próximas 24 horas.