Por causa da umidade vinda da região litorânea e das temperaturas levemente baixas - fez cerca de 14°C ao amanhecer -, Curitiba começou a terça-feira (26) sob intenso nevoeiro. A condição afetou vários pontos da cidade, sobretudo a parte Leste. E m São José dos Pinhais, na região metropolitana, o Aeroporto Afonso Pena chegou a fechar para pousos das 6h30 às 7h. No trecho da BR-277 que leva ao litoral, motoristas tiveram de redobrar a atenção diante da cerração. Mas depois da manhã fechada, vem sol, e, na sequência, chuva.
Leia também: Prós e contras de 5 apps de transporte privado que operam em Curitiba
Segundo o Insituto Simepar, a máxima prevista para o dia em Curitiba é de 28ºC. No entanto, o tempo vira a partir da tarde, com possibilidade de chuvas rápidas e fortes, típicas do verão. Ainda conforme o Simepar, a temperatura elevada - aliada à maior disponibilidade de umidade no ar - favorece a formação dessas áreas de instabilidade, condição que deve persistir também pelos próximos dias.
Com isso, a tarde desta terça já deve apresentar pancadas de chuvas em Curitiba, seguidas por uma pancada mais forte com trovoadas durante a noite. Ainda segundo o Simepar, há chance de temporais em pontos localizados.
A mesma condição é prevista para o Litoral do estado, onde o dia amanhece com céu limpo, mas há chances de instabilidade no período da tarde e da noite. Em Matinhos e Guaratuba, os termômetros prometem variar entre 20ºC e 29ºC. Já em Pontal do Paraná, a mínima será de 21ºC, batendo os mesmos 29ºC previstos para as demais praias paranaenses.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast