Muita gente saiu da cama mais cedo nesta terça-feira (2), último dia de regularização do título de eleitor, para ir até a sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) de Curitiba, no Prado Velho. Apesar do atendimento só começar ao meio-dia, a fila no local teve início já por volta das 7 horas. Às 11 horas, o volume de pessoas já cruzava o pátio interno do tribunal.
“Eu vim, mas não sabia que ia encontrar essa fila. E pelo jeito vou ter que esperar um monte”, comentou o jovem Felipe Maia, de 18 anos, que precisava fazer o título de eleitor ainda nesta terça-feira. Ele disse que não sabia dos prazos do tribunal.
O eleitor que não votou nem justificou por três eleições consecutivas precisa prestar contas à Justiça Eleitoral até esta terça-feira. Quem se enquadrar nesses casos e não comparecer a um cartório eleitoral pode ter o título cancelado.
Além de não poder votar, o eleitor com o documento cancelado fica impedido de tirar carteira de trabalho e identidade, realizar matrículas em faculdades, tirar ou renovar o passaporte e tomar posse em concurso público, entre outras implicações.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”