O feriado da Proclamação da República, comemorado nesta quarta-feira (15), será de muito calor em Curitiba. Uma área de alta pressão, que afasta a umidade de seu centro, está sobre a faixa litorânea de Santa Catarina, e seus efeitos serão sentidos em todas as regiões do Paraná. Assim, a capital terá mais um dia de céu aberto e sol predominando, fazendo com que as temperaturas subam rapidamente já no começo do dia.
Leia também: Corpus Christi? Independência? Curitibano tem dúvidas sobre o motivo do feriado de 15 de novembro
Praticamente sem a presença de nuvens, que fazem um efeito de cobertor térmico e ajudam a manter a temperatura da atmosfera, a manhã deve ser de temperaturas amenas, com previsão de mínima de 11ºC. Os termômetros sobem e chegam à casa dos 30ºC, segundo o Simepar, logo no começo da tarde, e se mantém até o entardecer, caindo para a casa dos 20ºC.
Leia também: Veja o que abre e fecha no feriado de 15 de novembro em Curitiba
A faixa litorânea do estado tem previsão de alguma nebulosidade, devido à umidade que ingressa do oceano com os ventos soprando do sentido nordeste. Mas o predomínio deve ser também de céu aberto, e de temperaturas em alta. A previsão de mínima na região é de 20ºC, e a máxima será semelhante à da capital, batendo nos 30ºC.
Alerta de seca e exposição aos raios ultravioleta
O interior segue com dias de sol e nebulosidade praticamente inexistente. A sequência de calor aquece a atmosfera, fazendo com que o tempo permaneça seco e as temperaturas se mantenham altas. A baixa umidade, no entanto, chega a níveis críticos, a ponto do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir alerta amarelo (risco potencial), prevendo que os índices podem baixar da casa dos 30% nesta quarta-feira.
A previsão é de temperaturas acima dos 30ºC em praticamente todas as regiões do Paraná, com destaque para o Norte, em que os termômetros podem atingir marcas de até 35ºC, como é o caso de Paranavaí. Outro risco aos moradores das regiões é a exposição aos raios ultravioleta.
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o interior paranaense pode ter períodos de exposição superior a 14 IUV (Índice Ultravioleta), intensidade considerada extrema pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, as recomendações do órgão para evitar a exposição ao sol entre 10h e 16 horas, usar roupas de proteção (chapéu, óculos, boné), e usar filtro solar com fator de proteção superior a 15.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião