Curitiba vai começar a testar nos próximos dias a utilização de câmeras nos uniformes e nas viaturas da Guarda Municipal. Neste primeiro momento, serão apenas seis body cams - que ficarão nos coletes - e duas câmeras instaladas nos veículos. É ainda uma fase de reconhecimento da tecnologia.
As principais notícias de Curitiba pelo WhatsApp
Nos próximos meses, porém, a previsão é de que sejam distribuídas 515 câmeras individuais e 160 veiculares (80 internas e 80 externas) para acompanhar as atividades dos guardas municipais em toda a cidade. As câmeras acopladas nas viaturas trabalham com identificação facial para colocação e retirada do equipamento.
Os primeiros dispositivos foram recebidos pelo prefeito Rafael Greca nesta terça-feira (26), ao lado do vice-prefeito Eduardo Pimentel e do secretário municipal de Administração e de Gestão de Pessoal, Alexandre Jarschel. Também esteve no evento Alexandre Amorim, do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), onde fica abrigado o projeto de segurança por monitoramento Muralha Digital.
O projeto Muralha Digital conta com um sistema de videomonitoramento e com um Centro de Comando e Controle (CCO). Já foram instaladas mais de 400 câmeras em locais estratégicos, como no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em praças da região central, na Rodoviária e no Centro Cívico, além de estabelecimentos municipais de ensino. A integração das imagens de equipamentos de fiscalização eletrônica ainda está em andamento - serão 804 faixas de trânsito monitoradas.