A prefeitura de Curitiba vai prestar solidariedade ao município vizinho de Itaperuçu, atingido por um tornado sexta-feira (30) que danificou 414 casas e destruiu completamente 12 imóveis, atingindo 1.704 moradores. Na manhã desta quarta-feira (5), o prefeito da capital, Rafael Greca, e o da cidade da região metropolitana, Helio Guimarães, assinaram convênio nas áreas de assistência social, saúde e defesa social. Dois adolescentes morreram durante o tornado ao serem atingido por um muro que desmoronou.
Dos principais auxílios que a prefeitura de Curitiba vai prestar estão análises das condições das casas destruídos feitas pela Comissão de Segurança e Edificações e Imóveis (Cosedi), cujos engenheiros avaliam os riscos de imóveis atingidos por sinistros como incêndios, desmoronamentos e, no caso, fenômenos climáticos.
“Nossos engenheiros farão a inspeção dos 700 imóveis danificados e elaborarão laudos técnicos que identifiquem quais construções foram abaladas e quais precisam ser demolidas”, disse Greca. Três técnicos da Cosedi vão ao município fazer a análise que começa ainda na tarde desta quarta-feira.
- Doações - saiba como ajudar os moradores de Itaperuçu
O tornado de sexta-feira causou prejuízo de R$ 6,5 milhões a Itaperuçu, levando a governadora Cida Borghetti a decretar estado de emergência no município de 28 mil habitantes. O governo do estado liberou R$ 2,1 milhões para o município para a reconstrução de casas, postos de saúde e escolas.
Durante o tornado de categoria F1, o segundo mais baixo da escala, mas que mesmo assim tem capacidade de causar grandes transtornos, a cidade foi atingida por ventos de 120 km/h. O município firmou parcerias com ONGs e voluntários para arrecadar doações e ajudar as pessoas atingidas pelo desastre.
- Fenômeno - Tempestade que destruiu Itaperuçu na verdade foi um tornado
A partir desta quarta, agentes da Defesa Civil e voluntários da organização Engenheiros Sem Fronteiras e da Cosedi vão a Itaperuçu visitar as residências e imóveis danificados. Eles vão elaborar os projetos de recuperação para embasar o Plano de Trabalho que será encaminhado ao governo federal para conseguir recursos destinados à reconstrução da cidade, segundo informou a Defesa Civil.
Doações
Durante a reunião, o prefeito de Curitiba ligou para a diretoria da empresa Votorantim Cimentos para solicitar ajuda na reconstrução de Itaperuçu, principalmente com a doação de cimento e brita. Greca também solicitou à Caixa Econômica Federal a abertura de uma conta corrente em nome da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Itaperuçu para receber doações. O número da conta é 10.991-6 da Agência 1398.
E se Trump sobretaxar o Brasil? Entenda os impactos sobre nossa economia
Decretos, deportações e atrito com governo Lula: a primeira semana movimentada de Trump
O Pé-de-Meia e a burla do governo ao orçamento
De presidenciável a aliada de Lula: a situação dos governadores do PSDB em meio à fusão da sigla
Deixe sua opinião