Poucas horas após começarem a circular, os ônibus da nova linha Ligeirão Norte-Sul, que liga o Terminal Santa Cândida à Praça do Japão, no Batel, já começaram a apresentar problemas. Segundo a Urbs - empresa municipal que gerencia o transporte público de Curitiba -, três dos 18 biarticulados que começaram a operar exclusivamente para a linha tiveram de ser retirados de circulação na manhã desta quarta-feira (28) após falhas no sistema de desembarque. Outro veículo travou durante o percurso.
Ao todo, 25 ônibus novos foram comprados para abastecer a demanda desta nova linha, mas neste primeiro dia de funcionamento apenas 18 foram colocados nas ruas porque a demanda ainda não é considerada a máxima. A Urbs disse que os passageiros ainda estão confusos com relação ao serviço.
De acordo com a prefeitura, isso não significa que os novos ônibus quebraram. Em dois deles, foi identificado um defeito no sistema que faz as portas abrirem corretamente nas plataformas das estações-tubo. Ainda assim, os passageiros tiveram que descer pelas portas de emergência e esperar por outro ônibus para seguir viagem.
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Outro problema no primeiro dia do novo ligeirão foi o travamento em um dos novos biarticulados colocados em circulação nesta quarta. A Urbs disse que ainda iria apurar a causa exata da falha, mas a suspeita é de que o veículo tenha apresentado um problema de conectividade — os novos ônibus são equipados com uma tecnologia que permite o controle remoto de velocidade em algumas áreas.
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Outros problemas
Este não foi o único problema registrado na inauguração da nova linha que promete ir do Terminal do Santa Cândida à Praça do Japão em 20 minutos a menos do que o tradicional Santa Cândida/Capão Raso. Como o novo ônibus utiliza as mesmas estações de embarque e a mesma cor vermelha dos clássicos biarticulados, muitos passageiros se confundiram e acabaram pegando o ônibus errado. Em uma das viagens, o próprio prefeito Rafael Greca teve de explicar para uma mulher que ela deveria descer e pegar outro ônibus para ir até o Capão Raso.
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