Quem conhece tão bem Curitiba? Quem é que entende e cuida tão bem do povo curitibano? Quem diverte a galera daqui todos os dias? Só tem uma resposta comum a todas essas perguntas: a Tribuna, que a partir de segunda-feira (22), vai estar muito mais próxima desses objetivos. É o lançamento do novo projeto gráfico e editorial, que a torna ainda mais divertida, alegre e próxima do povo.
Em 2012, a Tribuna reformulou seus pilares editoriais e colocou como propósito ser os olhos, a voz e o sorriso do leitor, tornar os leitores os principais protagonistas de suas páginas. Na última reforma gráfica, o jornal se aproximou muito disto. “Mas com esta nova reformulação, atingimos a plenitude dos nossos objetivos, reforçando o que formulamos lá atrás”, diz Rafael Tavares, diretor de redação.
A partir de agora, as notícias serão agrupadas por relevância. A notícia que for manchete virá sempre nas primeiras páginas, independente da editoria a que pertença (esporte, política, dia a dia, etc.). Também será dado mais espaço à ajuda às pessoas e as notícias dos bairros, com a editoria “Tamo Junto”. E quando o negócio for falar das notícias diárias que afetam a vida dos curitibanos, aí vem a vez da “Tamo Ligado”, que será personalizada diariamente, conforme o assunto: “Tamo Ligado na Lava Jato”, “Tamo Ligado na Tarifa do Busão”, etc.
“Precisamos estar sempre em constante desenvolvimento. A característica da Tribuna é ser dinâmica, nunca ficar parada no tempo. Sempre buscamos melhorar a apresentação da notícia, sem esperar ser provocados para isto. As mudanças são periódicas”, analisa Miguel Andrade, chefe de redação.
Novo projeto gráï¬co
A logo também vai mudar. Ao invés de focar apenas o “T”, agora o foco é no “Tri”. A logo, assim como todo o novo design, tem objetivo de trazer uma leitura rápida, mais dinâmica, agradável, alegre e divertida. Muitas cores e ícones gráficos serão usados. Os títulos são mais leves, mesclados com as texturas das fotos, que, aliás, também estão muito mais valorizadas. As fontes também foram escolhidas a dedo, para tornar a leitura mais fluída.
A capa e a logo não vão ter uma cor fixa. Segundo explica Eduardo Picanço Aguida, coordenador de paginação, elas vão mudar conforme o assunto ou o time de futebol que estampar a manchete. Os títulos poderão vir em cima, embaixo ou no meio, na horizontal ou vertical. A designer Loren Milena Napolitano, que participou ativamente nos estudos do novo projeto, junto com o designer Guilherme Minoru Barboza, explica que o visual, mais interativo, vai fugir do ‘quadrado’ e partirá para formas mais arredondadas e fluídas.
‘Los hijos la casa tornan’
A frase acima saiu da boca do cartunista Tiago Recchia, ‘pai’ de Los 3 Inimigos. A charge esportiva surgiu dentro da Tribuna no finalzinho de 1996. Tiago ‘encasquetou’ que tinha que fazer charges do futebol quando o Coxa e o Atlético subiram para a primeira divisão do futebol, no final de 1995.
“Eu comecei retratando jogadores e dirigentes. Mas eu vi que não ia conseguir sustentar só com isso, principalmente nas épocas de intervalo do futebol. Então eu criei o Los 3 Inimigos para ser uma muleta, quando não tivesse assunto. Não tinha intenção de leva-los adiante. Mas o público gostou e pediu mais e mais. Afinal, eles são o alter ego dos torcedores”, explicou Tiago, que viu o sucesso dos personagens crescer meteoricamente.
Dez anos depois, Los 3 Inimigos foram parar na Gazeta do Povo. “Foram 10 anos em que os personagens amadureceram. Eu aprimorei os traços, amadurecemos as piadas, ficou uma charge mais refinada”, diz Tiago, que depois de outros 10 anos, volta às páginas da Tribuna.
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