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 | Divulgação/Prefeitura de Curitiba
| Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba

As obras da trincheira que será construída no cruzamento entre a Rua Mário Tourinho e a Avenida Nossa Senhora Aparecida, no bairro Seminário, em Curitiba, vão começar no dia 11 de setembro e devem durar pelo menos dez meses. Segundo a prefeitura, até que os trabalhos sejam concluídos e as melhorias prometidas no trânsito ocorram, haverá transtornos, como desvios para veículos e pedestres, barulho e obras de recapeamento em ruas secundárias, que serão usadas nos desvios. O objetivo da trincheira é desafogar o tráfego naquela região, por onde circulam cerca de 61,9 mil veículos por dia, contando apenas os horários de maior movimento.

-- Confira o que muda durante a obra: desvios, transporte, estacionamento, pedestres

-- Saiba o que muda após a conclusão da obra

Os detalhes técnicos do projeto foram apresentados pela prefeitura para a os moradores do bairro em uma reunião pública que lotou o salão paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida na segunda-feira (27). De acordo com Rosângela Battistella, superintendente de Trânsito de Curitiba, a Avenida Nossa Senhora Aparecida será a primeira a ser bloqueada. A interrupção do trânsito na via ocorrerá nos primeiros seis meses da construção da trincheira. No entanto, o acesso de moradores, comerciantes e clientes será liberado na via até próximo ao canteiro de obras, tanto no sentido Centro quanto no sentido bairro. “Mas não será possível acessar a Mário Tourinho. Para isso, o motorista terá que dar a volta e usar um dos desvios sinalizados pela Setran”, explicou.

Os bloqueios também incluem a passagem de pedestres e ciclistas, como informou o engenheiro Rafael Santos, do consórcio TCE/Triunfo, empresa vencedora da licitação. “Vamos planejar caminhos alternativos e devidamente seguros e sinalizados para eles no entorno do canteiro”, disse. No momento da colocação das estacas de sustentação da estrutura, o trecho ali no cruzamento será totalmente bloqueado também para pedestres e ciclistas. “Isso é necessário para a garantia da segurança deles. Vamos planejar uma forma de travessia em um ponto mais distante do canteiro”.

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Sobre a Mário Tourinho, o engenheiro de trânsito da prefeitura, Rodrigo Alves, explicou que o acesso norte da via será totalmente fechado para o tráfego no sentido Portão/BR-277. Já no sentido BR-277/Portão (Sul) a rua não será interrompida em nenhum momento da obra. “Vamos manter uma faixa sempre liberada para dar conta do fluxo de veículos que vem do Parque Barigui, mas o conselho é para que os motoristas usem os desvios que estarão sinalizados”, apontou.

Conheça as principais mudanças com a construção da trincheira

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Durante a obra

Haverá quatro desvios principais (dois para a Mário Tourinho no sentido Sul; o sentido Norte estará permanentemente bloqueado) e dois para a Avenida Nossa Senhora Aparecida. O mapa dos desvios está disponível no link da apresentação do projeto da prefeitura de Curitiba.

- Desvios Mário Tourinho

Sentido Sul: Mário Tourinho Barigui-Portão. O desvio de quem vem pela Mário Tourinho no sentido Portão será pela Avenida Getúlio Vargas à direita, virando à esquerda na e à esquerda na Major Heitor Guimarães para retornar à Mário Tourinho.

Sentido Sul: Mário Tourinho Barigui-Portão (opção 2). Seguindo pela Rua Major Heitor Guimarães, acessa a Rua Antonio Rodrigues à direita até o trecho livre da Avenida Nossa Senhora Aparecida. Entra à direita na Rua Coronel Feliciano Ribeiro e à esquerda na São Leopoldo até o cruzamento com a Mário Tourinho.

- Desvios Nossa Senhora Aparecida

Centro-Bairro (opção 1): Vindo do Centro, para desviar da obra pela Avenida Nossa Senhora Aparecida, segue à direita pela Rua Major Heitor Guimarães, acessa a Rua Mário Tourinho e segue à esquerda na Rua Brandilina R.V. Pereira, à esquerda na Rua José Scuissiato, à direita na Rua Álvaro Alvin até acessar novamente a Avenida Nossa Senhora Aparecida.

Bairro-Centro (opção 1): Pela Avenida Nossa Senhora Aparecida, acessa à direita a Rua Coronel Feliciano Ribeiro e à esquerda a Rua São Leopoldo para contornar a rotatória e acessar a Rua Professor Argemiro Loyola até Avenida Silva Jardim com destino ao Centro.

Bairro-Centro (opção 2): Pela Avenida Nossa Senhora Aparecida, acessa à direita a Rua Coronel Feliciano Ribeiro e à esquerda a Rua São Leopoldo para tomar a Avenida Presidente Arthur Bernardes até ao acesso à esquerda na Avenida Presidente Getúlio Vargas rumo ao Centro.

Bairro-Centro (opção 3): Pela Avenida Nossa Senhora Aparecida, acessa à direita a Rua Coronel Feliciano Ribeiro e à esquerda a Rua São Leopoldo para contornar a rotatória e acessar a Rua Professor Argemiro Loyola até a Avenida Silva Jardim para acessar na esquerda as Rua Teixeira Soares, Nossa Senhora Aparecida e Gonçalves Dias rumo ao Centro.

Os agentes de trânsito e o serviço de engenharia de tráfego darão suporte permanente no trabalho de sinalização de desvios. Antes do início das obras serão divulgados mapas didáticos com os caminhos alternativos.

- Recapeamento de vias secundárias

Durante a reunião pública no bairro Seminário, a prefeitura informou que fará o recapeamento asfáltico das ruas secundárias, para suportar o fluxo intenso de veículos que será ocasionado pelas mudanças de trajeto dos motoristas. A decisão foi tomada após estudo de impacto de tráfego para elaboração dos desvios.

- Corte de Araucárias

Quatro Araucárias serão cortadas para a construção da trincheira. As árvores ficam em um terreno particular desapropriado, situadas no novo alinhamento da via, onde serão edificadas a cabeceira do lado sul e onde estarão as fundações das laterais da trincheira. Segundo informou o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o licenciamento ambiental da obra prevê a compensação dessa extração. Para cada Araucária retirada, deverá ser plantada quatro da mesma espécie, na mesma região.

Ainda segundo o Ippuc, licenças dessa natureza são concedidas somente mediante compensação para obras de interesse público ou àquelas em que não haja outro recurso senão a retirada das árvores.

- Passagem de pedestres e ciclistas

A travessia da Mario Tourinho por pedestres e ciclistas que vêm pela Nossa Senhora Aparecida será permitida pelo entorno do canteiro de obras da trincheira. A prefeitura, em conjunto com a construtora, sinalizará os acessos.

- Estacionamentos

As vagas de estacionamento na Avenida Nossa Senhora Aparecida permanecem sem alteração. Segundo a prefeitura, apesar dos desvios programados durante a obra, o acesso de moradores, comerciantes e clientes será mantido. Com o fim da obra, a promessa da prefeitura é de que as vagas de estacionamento sejam mantidas.

- Transporte coletivo

O trajeto das linhas do transporte coletivo que circulam pela Rua Mário Tourinho e Avenida Nossa Senhora Aparecida sofrerão alteração durante as obras. Elas passam a circular pelas rotas dos desvios programados para as duas vias.

- Demolição de muros

Muros, gradis ou algum tipo de avanço das residências e comércios situados no alinhamento das vias serão demolidos. A promessa da empresa responsável pela obra é que a demolição só ocorra depois que essas estruturas estiverem reconstruídas dentro da delimitação do projeto. A própria empresa está responsável por essa reconstrução.

- Horário das obras

Conforme informou o consórcio TCE/Triunfo, o horário das obras será das 7h30 às 17h30.

Após a obra

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- Alargamento da via

A Rua Mário Tourinho terá um alargamento e ganhará uma faixa exclusiva para a circulação dos ônibus do transporte coletivo.

- Ligação entre regiões

A trincheira fará a ligação do Centro com o Campo Comprido, além do Portão com a BR-277, no sentido Parque Barigui. A obra deve vai facilitar deslocamentos norte-sul e sul-norte pela Rua Mário Tourinho, por baixo da trincheira, por onde deverão passar 41 mil veículos por dia. Pelo eixo da Avenida Nossa Senhora Aparecida, por cima da trincheira, na ligação leste-oeste e oeste-leste, deverão passar 15,6 mil veículos por dia.

- Trincheira

A passagem inferior da trincheira será sob a Avenida Nossa Senhora Aparecida, numa extensão de aproximadamente 690 metros. Segundo a prefeitura, a mudança vai ampliar a capacidade e a velocidade da Linha Direta Inter 2 (ligeirinho) e Interbairros II, que juntas transportam 150 mil passageiros por dia. As obras previstas incluem terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, iluminação, remanejamento de rede elétrica, paisagismo. O custo da obra será de R$ 12,4 milhões e os recursos virão do Ministério das Cidades, do Programa de Mobilidade Urbana e Transportes, através da Caixa Econômica Federal.

- Mobilidade urbana

Segundo a prefeitura, a trincheira no Seminário faz parte de um programa de melhoria do transporte público. “Estamos abrindo caminhos ao transporte público, com foco nas linhas de maior carregamento como a do Inter 2, que transporta 91 mil passageiros por dia”, explicou Márcio Teixeira, diretor-técnico do Ippuc. A aposta da prefeitura é de que o fluxo de carros também tenha impacto positivo.

De acordo com o engenheiro, o conjunto de obras que integram o PAC Mobilidade tem programadas trincheiras, binários (como o das ruas Vital Brasil e Ulisses Vieira, na ligação do Santa Quitéria à Avenida Arthur Bernardes) e a reconstrução de terminais (como o do Campina do Siqueira e Hauer). O corredor Leste-Oeste chegando ao terminal Campina do Siqueira também faz parte do pacote de projetos que aguarda a liberação de recursos do governo federal.

A licitação da trincheira foi concluída no fim do mês de julho. Venceu o consórcio TCE Engenharia LTda com a Construtura Triunfo S.A., com o valor de R$ 12.459.154,43 - o preço original apresentado era de R$ 15 milhões. Os recursos são do Ministério das Cidades, através da Caixa Econômica Federa no Programa de Mobilidade Urbana.

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