Jazigos recebem tinta antipichação no Cemitério Municipal.| Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

Parte dos túmulos do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, no bairro São Francisco, em Curitiba, está sendo revitalizada. A ação faz parte do programa da prefeitura Rosto da Cidade, que está revitalizando imóveis do centro histórico. A revitalização dos jazigos também faz parte da comemoração de 165 anos do Cemitério Municipal, o mais antigo de Curitiba, inaugurado em 1.° de dezembro de 1854.

CARREGANDO :)

RECEBA notícias de Curitiba e região em seu Whatsapp

Pela importância história e cultural, foram selecionados 16 túmulos e cinco mausoléus do século 19 para revitalização. Entretanto, as famílias interessadas em ter os túmulos de seus familiares no Cemitério Municipal de Curitiba revitalizados pela prefeitura podem se inscrever no programa Rosto da Cidade. A partir da avaliação de uma comissão, o jazigo poder ser selecionado, com a contrapartida de a família manter a manutenção.

Publicidade

A revitalização no Cemitério Municipal começou em 18 de outubro. O trabalho é detalhado e lento. “Os túmulos estão sendo higienizados apenas com água para que não haja nenhum dano, já que muitos deles são feitos com peças delicadas, como mármore carrara. Tem que ter um cuidado muito grande”, enfatiza Clarissa Grassi, pesquisadora, guia e diretora do Departamento de Serviços Especiais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

JAZIGOS REVITALIZADOS NO CEMITÉRIO MUNICPAL

Revitalização da sepultura do padre Agostinho Machado de Lima de 1882.
Jazigo revitalizado da família Ribas de 1868.
Revitalização do jazigo do comerciante português Manoel Fernandes Loureiro, de 1903.
Revitalização da sepultura de 1879 do Dr. José Cãndido da Silva Muricy, fundador da Santa Casa de Misericórdia.
Revitalização do jazigo do senador Manoel Francisco Correia Jr, de 1905
Jazigo revitalizado da família Santos de 1878.

Vandalismo

A equipe de cinco pessoas que faz a revitalização leva em torno de um dia para limpar cada jazigo. Além da higienização, alguns túmulos também recebem pintura nova e aplicação de resina antipichação. “A aplicação da resina antipichação esta mais focada nos túmulos do lado da Praça do Gaúcho, que sofrem mais com o vandalismo, em especial a pichação”, conta Clarissa.

Há anos o Cemitério Municipal sofre com a ação de vândalos, que levam principalmente peças de bronze. Em muitos jazigos, faltam fotos e placas com os nomes dos mortos. Em 2016, cinco túmulos foram depredados, inclusive estátuas de mármore vindo da Itália.