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Faixa-guia leva passageiros  até a área onde podem chamar um caro pelo aplicativo | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Faixa-guia leva passageiros até a área onde podem chamar um caro pelo aplicativo| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A instalação de uma faixa-guia dentro do Aeroporto Afonso Pena que leva passageiros para uma área onde eles tinham a possibilidade de chamar motoristas do aplicativo Uber gerou polêmica dentro e fora do terminal de desembarque em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Taxistas da região reclamam da campanha da empresa, já que, ao contrário da capital, o serviço não é regularizado no município e a própria Infraero, responsável pela administração do aeroporto, já solicitou a suspensão da ação.

Apesar de suspensão e revolta, passageiros aprovam faixa-guia

Segundo funcionários do terminal, a faixa foi instalada na madrugada da última segunda-feira (23) como uma campanha para incentivar passageiros que chegam ao Paraná a utilizarem o serviço. No entanto, a ação irritou taxistas que, apesar da revolta, dizem estar de mãos atadas diante de tudo. “Toda a competência do aeroporto é da Infraero. Ela faz o que achar melhor e, por isso, não temos como questionar o que está acontecendo ali”, comentou Fernando Mario Ramos, advogado do Sindicato dos Taxistas de São José dos Pinhais (Sinditax).

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De acordo com o órgão federal, a adesivagem foi colocada por uma agência especializada em propagandas em aeroportos contratada pela Uber e deve ser retirada o mais breve possível. Contudo, apesar de ter definido a suspensão da campanha na tarde desta quarta-feira, a Infraero não estabeleceu um prazo para a remoção da faixa e nem uma multa em caso de descumprimento.

Procurada, a assessoria de imprensa da Uber informou que não foi notificada pela Infraero da suspensão até a noite desta quarta-feira. Além do Afonso Pena, a sinalização foi instalada nos aeroportos de Palmas (TO), Vitória (ES), Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG), de acordo com a empresa.

A Uber disse ainda que a sinalização no terminal na RMC não iria acarretar em custos adicionais aos passageiros.

Histórico de problemas

Ao contrário de Curitiba, São José dos Pinhais não regulamentou os serviços de aplicativos do transporte particular de passageiros e, por isso, o terminal já passou por fiscalizações ruidosas este ano. No fim de julho, uma operação comandada pela prefeitura da cidade multou motoristas de aplicativos que circulavam ao redor do aeroporto. Quatro meses antes, em março, uma blitz reforçada pela Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba (Setran) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) também botou contra a parede o transporte não legalizado de passageiros na região do Afonso Pena.

E os taxistas querem mais fiscalizações como estas a partir de agora. “Nós pedimos ao secretário de transporte para que comece a fazer mais blitz por aqui porque mesmo que o cara pegue o passageiro na área dele, se for pego, não vai conseguir ir adiante com a viagem”, disse o taxista Darci Ducate, um dos diretores do Sinditax. Ele, que trabalhava no aeroporto na manhã desta quarta (25), classificou como “desespero” a campanha da Uber. “Isso é desespero por causa do que está por vir lá no Senado. Eles querem é fazer um caixa de emergência, para ganhar tudo o que puderem enquanto rodam mais barato”, analisa o taxista.

Procurada, a prefeitura de São José dos Pinhais não se manifestou a respeito do reforço das fiscalizações ao redor do terminal, mas informou que já pediu à Procuradoria Geral do Município para que notifique a Infraero, uma vez que “entende que a permissão da referida faixa incentiva as pessoas a se utilizarem de plataformas de transporte das quais não existe a devida regulamentação no município”.

Sobre a regulamentação, a Uber reforçou o seu entendimento de que há respaldo na Constituição para o transporte individual privado de passageiros. Segunda a empresa, também está “previsto na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012). Por diversas vezes, os tribunais brasileiros afastaram e consideraram inconstitucionais as tentativas municipais de proibição da Uber, confirmando a legalidade das atividades da empresa e dos motoristas parceiros e garantindo o direito de escolha da população”, disse em nota.

Bons olhos

Enquanto o embate entre motoristas da Uber e taxistas promete ir longe, passageiros que usam o aplicativo aprovam o novo espaço de embarque no Afonso Pena. “É bem bom isso porque em muitos aeroportos os motoristas sempre têm muita dificuldade de onde parar o Uber. Aqui ainda não é tão grande, mas em aeroporto maior é mais fácil se perder e aí você tem que ficar indo com mala para cima e para baixo. Com certeza essa área é bem interessante para quem usa o serviço”, aponta a advogada Mariana Lopes, de 36 anos, que mora em Curitiba.

Ela comenta que já viu espaço semelhante no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Lá, segundo a própria empresa, a Uber possui desde setembro um estacionamento interno no aeroporto que é exclusivo para motoristas. Desde então, as viagens iniciadas no aeroporto de Guarulhos incluem uma taxa extra de R$ 4,50, que é repassada à administração do terminal.

O economista Airam Correa, de 26 anos, chegou em Curitiba na manhã desta quarta e também disse ter gostado da iniciativa. Ele, que se considera um usuário assíduo da Uber , acha que todos os aeroportos do país deveriam ter uma área própria para embarque em carros de app. “Eu uso Uber pelo menos umas 30 vezes por mês e achei essa ideia bem legal. Por incrível que pareça, a hora que eu cheguei aqui estava ligeiramente perdido e, do nada, vi que estava andando sobre a faixa da Uber. Aí foi bem fácil”, relatou.

Da Bahia, o engenheiro mecânico Idelmar Pessoa , de 31 anos, também se surpreendeu com a novidade da Uber no Afonso Pena e considera que a novidade vai facilitar a vida de passageiros que chamam carros do aplicativo no terminal. “Para os passageiros, o Uber nos aeroportos é sempre mais uma opção e essa ideia de mostrar onde fica o embarque descomplica. Gostei”, disse.

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