A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai distribuir gratuitamente 3 mil mudas de araucária ao longo desta sexta-feira (21) em Curitiba. A iniciativa é uma das ações realizadas na cidade para celebrar o Dia da Árvore, que também contou com o plantio de centenas de árvores pela prefeitura da capital.
Na distribuição feita pela UFPR, cada pessoa pode retirar até 20 mudas. Para isso, basta ir ao campus do Setor de Ciências Agrárias da instituição, no bairro Cabral, até as 16h30. É preciso levar uma sacola ou uma caixa para fazer o transporte das plantas.
Veja também: Comerciantes de Curitiba decoram plantas do bairro Juvevê
Além disso, especialistas vão explicar e demonstrar aos interessados como fazer a enxertia desses pinheiros. Esse procedimento é necessário para garantir que as araucárias produzam pinhões no futuro.
O Setor de Ciências Agrárias da UFPR fica na Rua dos Funcionários, 1540, no Cabral.
Ações pela cidade
Também nas comemorações ao Dia da Árvore, a prefeitura de Curitiba plantou 350 novas araucárias ao longo da Linha Verde, no bairro Fanny. E a iniciativa deve se repetir em outros pontos da cidade. A proposta é fazer o plantio em todas as dez regionais da cidade. Na Regional Tatuquara, por exemplo, cada um dos 37 Centros Municipal de Educação Infantil (CMEI) e escolas infantis vão receber uma nova muda.
No bairro Ganchinho, 36 árvores serão colocadas em um terreno na esquina das ruas Silvio Corazza e Antonio José Bonato. No Boqueirão e no Hauer, araucárias serão colocadas na Avenida Marechal Floriano Peixoto e na Praça Alfredo Hauer — o que deve se repetir também na Rua da Cidadania do Fazendinha.
Na Praça Ouvidor Pardinho, no Rebouças, acontece a Festa da Primavera, que terá apresentação de bandas locais e outras atividades.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo