A Universidade Federal do Paraná (UFPR) constatou, nesta quarta-feira (10), que uma ameaça de atentado à instituição foi postada em um fórum da deep web — parte da internet que não é facilmente acessível. A informação se espalhou entre os alunos pelas redes sociais, e chegou a gerar pânico no prédio histórico, na Praça Santos Andrade durante a noite, o que fez com que as aulas fossem suspensas no local. No entanto, a universidade explica que até então não houve nenhuma tentativa de atentado de fato, e pede que a comunidade mantenha a calma, pois todos os serviços de inteligência e segurança já foram acionados e uma investigação está em curso. As aulas estão mantidas para esta quinta-feira (11).
RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp
Segundo a assessoria de imprensa da UFPR, a suspensão de aulas no prédio histórico se deu apenas como uma medida de contenção de pânico. De acordo com a instituição, as mensagens informando sobre a ameaça começaram a se espalhar rapidamente, o que gerou correria no local e provocou uma debandada entre estudantes. No entanto, não houve nenhuma ameaça real.
Em nota, a instituição explica que, assim que confirmou a ameaça no fórum online, entrou em contato com todas as forças de segurança locais e nacionais. Entre elas, a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), as polícias Federal e Militar, bem como o Núcleo de Combate aos Ciber Crimes, da Polícia Civil. Conforme a UFPR, outras universidades brasileiras já receberam ameaças desde o início do ano — entre elas a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Além das investigações policiais em curso, especialistas em sistemas da própria universidade estão trabalhando para encontrar o autor da postagem.
Próximos dias e recomendações
A UFPR informou que estão mantidas as aulas de quinta-feira (11) em todos os câmpus da instituição. Qualquer mudança nessa orientação será informada por meio das redes sociais oficiais da universidade e do site.
Toda a equipe de segurança da UFPR foi alertada sobre a ameaça, e a atenção a qualquer atividade suspeita foi redobrada, segundo a nota publicada.
É importante lembrar ainda que não é recomendado enviar fotos de possíveis suspeitos em grupos e redes sociais, pois esse tipo de ação pode gerar pânico e acabar incriminando pessoas que não estão envolvidas com a origem das ameaças.
Veja a nota da UFPR na íntegra
A Universidade Federal do Paraná, assim como algumas outras universidades brasileiras, recebeu mensagem contendo ameaças de atentado na instituição. Diante disso, a Universidade acionou, preventivamente, o setor de segurança da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), polícias Federal e Militar, bem como o Núcleo de Combate Aos Ciber Crimes, da Polícia Civil e, ainda, alertou os vigilantes com pedido de reforço na segurança interna. A UFPR também destacou uma equipe interna para ajudar na investigação e tenta apurar se esta ameaça veio de algum membro interno ou externo à instituição a fim de, dentro de sua competência e de suas possibilidades, tomar todas as providências ao seu alcance.
A universidade está fazendo todos os encaminhamentos e providências necessárias a fim de proporcionar a manutenção de todas as atividades e preservar a integridade física da comunidade universitária. A Reitoria reitera o compromisso com os princípios democráticos, repudia quaisquer formas de violência e discriminação.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana