Serviços de segurança e inteligência foram informados do fato pela UFPR. Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/Arquivo| Foto: Gazeta do Povo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) constatou, nesta quarta-feira (10), que uma ameaça de atentado à instituição foi postada em um fórum da deep web — parte da internet que não é facilmente acessível. A informação se espalhou entre os alunos pelas redes sociais, e chegou a gerar pânico no prédio histórico, na Praça Santos Andrade durante a noite, o que fez com que as aulas fossem suspensas no local. No entanto, a universidade explica que até então não houve nenhuma tentativa de atentado de fato, e pede que a comunidade mantenha a calma, pois todos os serviços de inteligência e segurança já foram acionados e uma investigação está em curso. As aulas estão mantidas para esta quinta-feira (11).

CARREGANDO :)


RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp

Segundo a assessoria de imprensa da UFPR, a suspensão de aulas no prédio histórico se deu apenas como uma medida de contenção de pânico. De acordo com a instituição, as mensagens informando sobre a ameaça começaram a se espalhar rapidamente, o que gerou correria no local e provocou uma debandada entre estudantes. No entanto, não houve nenhuma ameaça real.

Publicidade

Em nota, a instituição explica que, assim que confirmou a ameaça no fórum online, entrou em contato com todas as forças de segurança locais e nacionais. Entre elas,  a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), as polícias Federal e Militar, bem como o Núcleo de Combate aos Ciber Crimes, da Polícia Civil. Conforme a UFPR, outras universidades brasileiras já receberam ameaças desde o início do ano — entre elas a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Além das investigações policiais em curso, especialistas em sistemas da própria universidade estão trabalhando para encontrar o autor da postagem.

Próximos dias e recomendações

A UFPR informou que estão mantidas as aulas de quinta-feira (11) em todos os câmpus da instituição. Qualquer mudança nessa orientação será informada por meio das redes sociais oficiais da universidade e do site.

Publicidade

Toda a equipe de segurança da UFPR foi alertada sobre a ameaça, e a atenção a qualquer atividade suspeita foi redobrada, segundo a nota publicada.

É importante lembrar ainda que não é recomendado enviar fotos de possíveis suspeitos em grupos e redes sociais, pois esse tipo de ação pode gerar pânico e acabar incriminando pessoas que não estão envolvidas com a origem das ameaças.

Veja a nota da UFPR na íntegra

A Universidade Federal do Paraná, assim como algumas outras universidades brasileiras, recebeu mensagem contendo ameaças de atentado na instituição. Diante disso, a Universidade acionou, preventivamente, o setor de segurança da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), polícias Federal e Militar, bem como o Núcleo de Combate Aos Ciber Crimes, da Polícia Civil e, ainda, alertou os vigilantes com pedido de reforço na segurança interna. A UFPR também destacou uma equipe interna para ajudar na investigação e tenta apurar se esta ameaça veio de algum membro interno ou externo à instituição a fim de, dentro de sua competência e de suas possibilidades, tomar todas as providências ao seu alcance.

A universidade está fazendo todos os encaminhamentos e providências necessárias a fim de proporcionar a manutenção de todas as atividades e preservar a integridade física da comunidade universitária. A Reitoria reitera o compromisso com os princípios democráticos, repudia quaisquer formas de violência e discriminação.

Publicidade