Última semana do inverno no hemisfério Sul, os próximos dias serão de calor em Curitiba. Segundo o Instituto Simepar, os termômetros podem chegar a marcar 30ºC na quinta (21) e na sexta-feira (22). Já para esta segunda-feira (18), as temperaturas ficam entre 14ºC e 27ºC, e há possibilidade de chuva para o fim da tarde. As precipitações, porém, devem ser fracas e isoladas, e chegam em função de um direcionamento da umidade do oceano ao continente.
Ainda na segunda-feira, o Simepar prevê que nuvens encubram o céu durante a manhã e a tarde. O padrão de temperatura e nebulosidade do dia se mantém até a sexta-feira, data de início da primavera. Este foi o inverno mais quente dos últimos sete anos no Paraná.
No restante do estado, a semana também deverá ser quente. Em Londrina, a máxima chega a 34ºC nesta segunda, e em Foz do Iguaçu os termômetros podem bater 32ºC. A cidade com a maior temperatura prevista para o dia é Jacarezinho, com estimativa de 35ºC.
Entre as cidades com probabilidade de chuvas fracas e rápidas para a segunda encontram-se algumas da região Sul do Paraná. União da Vitória, Pato Branco e Guarapuava podem receber as precipitações no período da tarde. Além disso, o Litoral do estado deverá ter chuviscos também no período da noite e na tarde de terça-feira (19).
Alerta de baixa umidade
Sem chuva há muito tempo, o Paraná está em estado de alerta por causa do tempo seco. Na sexta-feira (15), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de baixa umidade para todo o estado e determinou que a região sofre com “perigo potencial”, segundo grau em uma escala com quatro níveis. O restante do estado recebeu a classificação de “perigo”, correspondente ao grau três. O tempo seco traz riscos à saúde e torna o ambiente mais propício a incêndios florestais.
Colaborou: Cecília Tümler
Deixe sua opinião