| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O último dia para a regularização do Título de Eleitor é marcado por horas de espera. Quem deixou para ir nesta quarta-feira (09) até o Fórum Eleitoral de Curitiba, no bairro Parolin, precisou de muita paciência para encarar a fila de quase meio quilômetro que se formou antes mesmo do início dos atendimentos.

CARREGANDO :)

Veja o tamanho da fila em frente ao TRE

Embora as senhas fossem distribuídas somente ao meio-dia, a fila de espera já cruzava toda a Rua João Parolin e dobrava a Avenida Marechal Floriano por volta das 9h45 — um trecho de quase 500 metros. E mais gente continuava chegando para tentar acertar as contas com a Justiça Eleitoral na última chance antes das eleições de outubro, seja para tirar o documento pela primeira vez, pagar multas, modificar domicílio eleitoral ou realizar o cadastro biométrico.

Publicidade

Somente na terça-feira (08), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realizou 3525 atendimentos. Para dar conta de toda essa demanda, os funcionários trabalharam até a meia-noite para atender os últimos eleitores — uma maratona de quase 12 horas.

Veja também: Há 4 meses sem conserto, buraco na calçada gera risco a pedestres no Centro

A preocupação de quem deixou para o último dia é compreensível. Quem perder o prazo terá o título cancelado e a penalização vai muito além de simplesmente não votar. “O eleitor que não realizar o recadastramento biométrico dentro do prazo terá o Título de Eleitor cancelado e não poderá, por exemplo, inscrever-se em concurso ou tomar posse em cargo público, obter passaporte ou carteira de identidade e renovar matrícula em estabelecimento oficial de ensino enquanto não regularizar a situação na Justiça Eleitoral”, alerta o coordenador de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Marcio Jardim. Depois desta quarta, a regularização estará disponível somente depois do dia 5 de novembro

Neste último dia, o atendimento será feito até as 19h e, de acordo com o TRE, não haverá prorrogação do prazo. No entanto, isso também não significa que quem chegar tarde correrá o risco de ficar sem seu Título de Eleitor. De acordo com o próprio órgão, o horário determina apenas o fechamento da fila, mas aqueles que ainda estiverem aguardando após o horário vão ser atendidos.

Trânsito

Apesar da grande quantidade de pessoas aguardando atendimento, o trânsito na região próxima ao TRE é relativamente tranquilo, com apenas alguns momentos de lentidão causados por causa do grande volume de veículos que trafegam pela Rua João Parolin e outras vias próximas. Agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (Setran) acompanham a movimentação.

Publicidade