Ao avaliar que há uma “pequena melhora” nos indicadores referentes à pandemia do coronavírus, com uma redução da pressão no sistema de saúde, a prefeitura de Curitiba anunciou nesta terça-feira (6) que todas as unidades básicas de saúde (USs) que estavam recebendo casos de urgência e emergência já voltaram ao atendimento habitual.
Com isso, Curitiba agora tem 88 unidades básicas abertas (das 111 existentes): 73 estão com atendimento normal para todos os públicos de Curitiba (inclusive vacinação de rotina), duas são exclusivas para multivacinação de rotina e uma para multivacinação de rotina e atendimento exclusivo de crianças e gestantes. Outras 12 são voltadas à vacinação contra Covid-19.
De acordo com a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, as 73 unidades com atendimento normal funcionam com atendimento em “y”, ou seja, contam com um fluxo separado para pacientes sintomáticos respiratórios e para demais pacientes de rotina e que fazem tratamento de doenças crônicas.
Agora, as pessoas que precisam de atendimento de urgência/emergência têm 7 UPAs, as Unidades de Pronto Atendimento, que também voltaram à função original, recebendo pacientes de urgência/emergência de quaisquer doenças (veja abaixo). Também na esteira da pandemia, as UPAs (são 9 no total) chegaram a ser todas transformadas em centros de internamento para pacientes com Covid-19.
18 unidades seguem com atendimento suspenso
Apesar da "pequena melhora" dos números da pandemia na cidade, 18 unidades de saúde seguem com atendimento suspenso. Para a maioria delas, a previsão é voltar a funcionar até o fim de agosto, a depender da situação sanitária do município – elas estão com atendimento suspenso porque tiveram as equipes redirecionadas para reforçar o atendimento de Covid-19.
Mas, entre as 18 unidades de saúde, cinco estão em reforma. São elas: US Moradias da Ordem (distrito sanitário do Tatuquara); US Tingui e Fernando de Noronha (distrito sanitário Boa Vista); US Nossa Senhora da Luz (distrito sanitário CIC); e US Pilarzinho (distrito sanitário Santa Felicidade).
Veja as UPAs com atendimento para urgências/emergências (24h):
- UPA Sítio Cercado: Rua Levi Buquera, 158, Sítio Cercado
- UPA Boa Vista: Avenida Paraná, 3.654, Boa Vista
- UPA Cajuru: Rua Engenheiro Benedito Mário da Silva, 555, Cajuru
- UPA Campo Comprido: Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3.495, Campo Comprido
- UPA Tatuquara: Rua Jornalista Emílio Zolá Florenzano, 835, Tatuquara
- UPA CIC: Rua Senador Accioly Filho, 3370, Cidade Industrial
- UPA Pinheirinho: Rua Leon Nicolas, s/n esq. com Winston Churchill, Capão Raso
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Alcolumbre e Motta seguem cartilha dos antecessores. Assista ao Entrelinhas
Motta diz que pauta de costumes não será prioridade na Câmara, e 8/1 terá “imparcialidade”
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Deixe sua opinião