A partir de maio, o Parque Barigui além de proporcionar lazer à população de Curitiba também vai gerar energia elétrica, com a instalação de uma usina hidrelétrica no lago. A previsão é do prefeito Rafael Greca (DEM), que postou em sua conta particular no Facebook nesta segunda-feira (1.°) foto da turbina que será instalada no vertedouro do lago e vai produzir 21,6 mil kwh por mês, o suficiente para abastecer 135 casas.
RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp
“A CGH [Central de Geração de Energia Hidrelétrica] deve funcionar ainda em maio próximo e ficará como aparece na ilustração”, publicou Greca, com uma imagem de projeção de como será a usina.
A usina é uma doação da Associação Brasileira de Fomento às Pequenas Centrais Hidrelétricas (ABRAPCH), a partir de convênio assinado com a prefeitura em setembro de 2018. A energia produzida será capaz de suprir metade do consumo do próprio Parque Barigui. De acordo com a postagem de Greca, a economia mensal que usina vai proporcionar à prefeitura será de R$ 300 mil. “O investimento se paga entre dois a dois anos e meio. Só que não vamos gastar nada”, enfatiza Greca.
A usina será batizada com o nome do engenheiro Nicolau Klüppel, um dos criadores do Parque Barigui, referência no planejamento urbano de Curitiba, integrante do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), que morreu em outubro de 2016, aos 86 anos. Klüppel foi um dos precursores do uso de lagos para captação de água e solução às enchentes. Assim nasceram alguns dos principais parques da cidade, como o próprio Barigui e o São Lourenço.
Deixe sua opinião