A partir desta segunda-feira (25), 70 mil doses de vacina contra a gripe remanescentes da campanha de vacinação estarão disponíveis à toda a população de Curitiba. A campanha nacional de vacinação, que imuniza a população prioritária, como idosos, gestantes, indígenas, presidiários, professores e profissionais de saúde, acabou na última sexta-feira (22). Com isso, a Secretaria de Estado de Saúde determinou que todos os municípios disponibilizassem para o público geral as doses que sobraram.
Em Curitiba, a vacina está disponível em 110 unidades básicas de saúde até que o estoque chegue ao fim. Para se vacinar, é preciso se apresentar ao posto de saúde com um documento, das 8h às 18h. A lista de todos os postos com vacina pode ser conferido na página da Secretaria Municipal de Saúde.
- Leia também - Sol ainda aparece nesta segunda, mas chuva já tem data para chegar
A campanha nacional de vacinação começou 23 de abril, exclusivamente ao público prioritário. Antes de ser prorrogada a toda a população, a campanha com o público alvo foi prorrogada pelo Ministério da Saúde três vezes. Curitiba encerrou a campanha com uma cobertura 83% acima da meta. Puérperas (mães que tiveram filhos há até 45 dias) e idosos foram os que mais compareceram, com cobertura de 127% e 96%, respectivamente. Por outro lado, houve menor procura entre os doentes crônicos, gestantes e crianças de 6 meses a 4 anos, com 60%, 59% e 58% de cobertura, respectivamente.
- Veja mais - Onda de furtos em semáforos de Curitiba já gera R$1,5 milhão de prejuízo e complica trânsito
O diretor do Centro de Epidemiologia de Curitiba, Alcides Oliveira, enfatiza que a vacina segue disponível para o público alvo também. “A vacina ainda estará disponível para o público-alvo, mas agora não de forma exclusiva”, explica.
A gripe pode ser contraída ao logo de todo o ano, mas é mais frequente no outono e no inverno, quando as temperaturas caem. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, ou de forma indireta, pelas mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.
Orientações para evitar a gripe
- Lavar as mãos com frequência utilizando água e sabão ou passando álcool 70;
- Cuidar ao falar e tossir perto de outras pessoas. Ao tossir, cubra a boca com a parte interna do braço. Não coloque a mão na frente da boca, pois se tocar em outras superfícies irá contaminá-las;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;
- Evitar aglomerações e ambientes fechados;
- Procurar manter os ambientes ventilados;
- Em ambientes que permanecem fechados deve-se realizar a limpeza com álcool 70 e evitar o acúmulo de poeira;
- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Deixe sua opinião