Algumas clínicas e laboratórios particulares de Curitiba já estão com os estoques da vacina da gripe baixos, em vias de terminar, ou estão sem o imunizante. A Gazeta do Povo fez uma pesquisa em estabelecimentos que aplicam as doses e descobriu que o produto custa entre R$ 75 (trivalente) e R$ 120 (tretravalente).
Vale lembrar que parte da população faz parte do público-alvo do Ministério da Saúde e recebe a imunização gratuitamente nas unidades básicas de saúde.
Veja o comparativo de preços e situação do estoque da vacina em laboratórios de Curitiba
A maior oferta de vacinas em Curitiba tem se dado na modalidade quadrivalente, ou seja, que imuniza contra quatro tipos distintos de doenças - H1n1, H3n2 e dois tipos de influenza B. Mas alguns laboratórios também disponibilizam a trivalente, que é mais barata. Essa opção também protege contra H1n1 e H3n2, mas vale para apenas um tipo de influenza B.
Nos principais laboratórios da cidade foi relatada grande procura pelos dois tipos da vacina. O Previnna, por exemplo, está sem estoque e o laboratório da Unimed, que faz as aplicações apenas na unidade da Av. Iguaçu, tinha apenas 20 doses nesta quarta-feira (2). Em ambos os casos, não há previsão para chegada de novo lote. De acordo com o Previnna, um fator que contribui para o baixo estoque foram as aplicações em empresas, quando dezenas de doses saem de uma só vez. O laboratório está fazendo lista de espera para futuras aplicações, e o documento já conta com 45 no aguardo.
Veja o comparativo de preços e situação do estoque da vacina em Curitiba:
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares