Além de unidades públicas de saúde e clínicas particulares, o serviço de vacinação também está disponível em algumas farmácias de Curitiba. A oferta - que não é gratuita como nas unidades básicas, por exemplo - foi viabilizada por uma resolução aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp
Aprovada em 2017, a norma estabelece que farmácias e drogarias podem realizar a atividade de vacinação desde que estes estabelecimentos cumpram requisitos de qualidade e segurança definidos Anvisa, como ter uma infraestrutura especial, com lugares reservados, e profissionais capacitados para a aplicação.
Na capital paranaense, duas redes já estão se valendo da nova regra.
A rede Nissei disponibiliza o imunizante contra a gripe nas unidades do Hauer (na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 5666) e do Seminário (na Avenida Sete de Setembro, 6948) , sem necessidade de prescrição médica. Também há vacinas que necessitam de prescrição. São elas: contra meningite, pneumonia, hepatite A e B, HPV, herpes e a tríplice viral.
A rede Panvel também oferece vacinas em Curitiba. Na capital, o serviço pode ser encontrado na unidade do Alto da XV (que fica na Rua Professor Brandão, 25). Neste estabelecimento são disponibilizadas doses contra gripe, febre amarela, febre tifoide, hepatites, herpes, hexavalente, HPV, meningites, pneumonia, pentavalente, Quadri DTPA, rota vírus, tetra viral, tríplice bacteriana, tríplice viral e varicela. A rede informa que as vacinas que não estão no calendário de vacinação no SUS não precisam de autorização médica.
Custos e disponibilidade
Na Panvel, a orientação é de que o paciente entre em contato com a farmácia pelo 0800-51-1800 para saber se a vacina está disponível e os custos do imunizante. Os preços variam de acordo com a rede e com as variantes oferecidas.
Já o atendimento na Nissei é 24 horas e não precisa de agendamento. Os custos da vacina também variam de acordo com os fabricantes.