Ainda não será nesta semana que a primavera vai “chegar” efetivamente a Curitiba. Apesar disso, será possível sentir um gostinho da estação nos próximos dias. Mas o tempo deverá esquentar mesmo a partir da outra segunda-feira (13), quando as temperaturas irão gradativamente ficando mais próximas ao padrão do período, que tem média de cerca de 19ºC, e poderão chegar aos 26ºC.
Na última semana, por exemplo, a média da temperatura ficou em 16,3ºC, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o que representa uma queda de quase 3ºC daquilo que é esperado para essa época.
Na próxima semana é que o clima na capital paranaense deve lembrar a primavera. Serão alguns dias de sol e tempo limpo, em sequência, o que deve fazer o clima esquentar. A presença constante do sol faz com que os termômetros subam, conforme o meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar. “Com esse crescimento da nebulosidade, as temperaturas não sobem tanto. A presença de nuvens na primavera faz as temperaturas ficarem mais baixas. Mas quando o sol aparecer, as temperaturas sobem rapidamente”.
De acordo com Barbieri, a medida em que passam os dias, a atmosfera se aquece naturalmente, e quanto mais se chega próximo a dezembro, maiores devem ser as temperaturas. “Já estão subindo gradualmente, mas a gente acaba não percebendo por causa dos fenômenos que têm dominado o clima do estado”, explicou.
Apesar da escalada natural das temperaturas, a passagem constante de frente frias, que são seguidas por massas de ar mais frio, não deixa o aquecimento da atmosfera se prolongar no Paraná. Dessa forma, com a chuva esperada para o mês – que deve ficar dentro da média histórica de 120 milímetros –, os termômetros permanecerão variando durante o mês de novembro, com marcas mais quentes em dias de sol e registros mais baixos quando a nebulosidade e a chuva predominam.
Nesta semana
Antes do calor esperado para a próxima semana, a previsão do Simepar é de que a terça-feira (7) e a quarta-feira (8), principalmente, sejam de tempo menos carregado, com sol aparecendo entre nuvens e temperaturas esquentando, exceção nos últimos tempos.
Serão, no entanto, dois dias de clima ‘bom’ que devem anteceder a chegada de outra frente fria ao estado, e que promete fechar o tempo para o final da semana, fazendo as temperaturas caírem novamente. Na sexta-feira (10), a antecipação do instituto de meteorologia é pela chegada de outra frente, que deve trazer chuvas mais significativas à capital, acompanhadas por trovoadas e ventos de até 50km/h. Assim, as temperaturas voltam a cair, com a máxima não ultrapassando os 20ºC.
Deixe sua opinião