Após faltar água em Curitiba por causa do aumento do consumo devido às altas temperaturas, muita gente que vai descer ou já está nas praias do Paraná se preocupa com a situação no Litoral do estado. De acordo com a Senapar, o excesso de consumo para a pequena infraestrutura dos balneários pode acarretar em situações de falta de água pontuais, principalmente nesta última semana do ano. Mas, mesmo com a demanda de água em alta por causa do forte calor dos últimos dias, não deve haver racionamento na capital e no Litoral do estado, garante a empresa.
Saiba mais: Sanepar explica falta d’água em Curitiba e diz que não haverá racionamento no verão
No caso do Litoral, apesar de ter aumentado a produção de água em 10% neste ano e de ter investido em equipamentos novos e na ampliação de 20 km na rede de distribuição, a Sanepar explica que a demanda nessa época do ano passa de 120 mil habitantes para mais de 1 milhão no ano novo e no carnaval. Isso somando-se os municípios de Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Guaraqueçaba e Morretes. Antonina e Paranaguá não são abastecidos pela Sanepar.
Leia também: Adolescentes desaparecem no mar no Litoral do Paraná; um é encontrado morto
“Por mais investimentos que se faça, é preciso haver um consumo racional. As casas no Litoral acabam ficando com uma lotação muito superior à sua capacidade, e isso se reflete também no abastecimento de água. Todo mundo toma banho no mesmo horário e também há muito desperdício”, afirma o gerente-geral da Sanepar para Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, Antonio Gerardi.
Veja também: Aumenta número de pinguins, botos e outros animais mortos no Litoral
De acordo com o gerente da Sanepar, os horários de maior demanda de água no Litoral são ao meio-dia, quando o pessoal volta da praia, toma uma ducha e começa a preparar o almoço, e também do final da tarde até as 22h30. Depois disso, a demanda reduz e os reservatórios voltam a encher. Os banhos demorados e as piscinas de plástico estão entre os maiores vilões do consumo nas praias.
Para evitar os problemas de desabastecimento por falta e energia elétrica, a Sanepar, em parceria com a Copel, instalou geradores elétricos em todos os pontos de captação de água, nas estações de tratamento e estações elevatórias do Litoral do Paraná. Com isso, os temporais de verão não devem ser motivo para ninguém ficar sem água.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; acompanhe o Entrelinhas
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião