Muitos curitibanos pretendem viajar neste feriado de Nossa Senhora Aparecida deixarão para sair de Curitiba nesta quinta-feira (12). Assim, o movimento nas estradas nas saídas da capital deve ser intenso em alguns períodos do dia, principalmente pela manhã.
O principal destino dos curitibanos é o Litoral do estado. A previsão de tráfego na BR-277, segundo a Ecovia, concessionária que administra o trecho, é de que cerca de 5 mil carros somente no período da manhã desta quinta, o que dá pouco menos que mil carros por hora. O tráfego normal é de 500 veículos por hora.
Leia também: Feriado de Nossa Senhora Aparecida leva multidão à paróquia da Padroeira em Curitiba
Outro destino muito procurado é o litoral catarinense. A BR-376, que leva ao estado vizinho, deve ter fluxo até 70% maior que o normal nesta quinta-feira, com picos de movimento previstos entre 8h e 14 horas. A Autopista Litoral Sul, responsável pela rodovia, informa que fará operação especial em suas praças de pedágio, para agilizar o fluxo de veículos.
Leia também: O que abre e fecha em Curitiba no feriado de 12 de Outubro
Uma das vias que mais tem apresentado problemas nos últimos feriados, a BR-277 sentido interior, também tem previsão de fluxo intenso na manhã desta quinta-feira. A CCR Rodonorte, concessionária responsável, prevê fluxo 40% maior em horários de pico, entre 7h e 14 horas. Os motoristas devem ter atenção redobrada no trecho próximo ao pedágio de São Luiz do Purunã, que é a região mais crítica do trajeto, onde o movimento pode levar a formação de filas.
A BR-116, tanto no sentido São Paulo quanto em direção ao interior de Santa Catarina, teve relativa tranquilidade na quarta, sem problemas de lentidão nas vias, e o cenário deve ser parecido no feriado. A previsão é de que a quinta-feira seja novamente tranquila, com aumento de cerca de 15% no movimento nas duas estradas. Os horários de maior movimento devem ser entre às 5h e às 12 horas.
A Autopista Planalto Sul, responsável pelo trecho em direção a Santa Catarina, alerta para possíveis lentidões nos trechos em que são realizadas obras, nos arredores de Mafra, Papanduva, Monte Castelo e Santa Cecília.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas