Um totem utilizado para passar informações para turistas no Centro de Curitiba está totalmente destruído. Quem passa para o local se espanta com o abandono do mobiliário, que era um símbolo de inovação tecnológica a serviço de quem visitava a capital. Hoje, é sinônimo de abandono.
O equipamento fica na Rua Monsenhor Celso, próximo ao Calçadão da XV de Novembro, e foi lançado em 2006. Enferrujado e vandalizado, ele ficou mais destruído nesta quarta-feira (4), com parte da estrutura quebrada e o vidro arrancado.
Veja também: 5 trambolhos urbanos que você nem lembrava que ainda existiam em Curitiba
A reportagem da Tribuna entrou em contato com a prefeitura para saber as providências para retirada ou reforma do equipamento, mas não obteve retorno.
O projeto
O Totem Multimídia começou foi instalado em março de 2006, durante a 8.ª conferência das Partes da Convenção sobre Biodiversidade Biológica (COP 8) e 3.ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena (MOP 3), ambas da ONU, que aconteceram em Curitiba. Em 21 de julho de 2006, o projeto foi lançado oficialmente e dezenas de equipamentos foram instalados em praças, calçadas, terminais de ônibus, unidades de saúde e pontos turísticos. Toda a tecnologia dos totens foi desenvolvida pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI).
PF indicia Bolsonaro e mais 36 pessoas por tentativa de golpe de Estado
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Lula diz que “agradece” por estar vivo após suposta tentativa de envenenamento