O projeto de duas novas trincheiras no Boqueirão para formar o novo trinário de Curitiba prevê a desativação do viaduto da Avenida Marechal Floriano sobre a Linha Verde para a passagem de veículos. De acordo com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), o equipamento deverá se transformar em um “miniterminal” de transporte coletivo, com duas estações-tubo conectadas -- e integradas -- por onde só circularão ônibus, pedestres e ciclistas.
Como o espaço será transformado em uma grande estação, os tubos mais próximos, Ferrovila (na Marechal) e Marechal Floriano (na Linha Verde), serão desativadas e integrados ao novo ponto. A previsão é de que este novo sistema comece a operar em 2020, quando devem ficar prontos os dois novos viadutos nas ruas Anne Frank e Tenente Francisco Ferreira de Souza. Essas estruturas também passarão por cima da Linha Verde, formando um trinário com a Avenida Marechal Floriano. Apenas o eixo central da Marechal permanecerá exclusivo para ônibus, e os carros continuarão passando pelas vias marginais da avenida.
Vídeo: Veja o projeto do novo trinário de Curitiba
“O viaduto vai passar por uma reforma e vai servir exclusivamente para os expressos BRT e ligeirões. Ali terá uma estação que será integrada à estação da Linha Verde, abaixo. Será integração total e vai pegar tanto o eixo Linha Verde Sul quanto Norte”, afirmou o o presidente interino do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Luiz Fernando de Souza Jamur. Segundo ele, também haverá uma área específica para a travessia de ciclistas no novo espaço.
Leia também: Prefeitura aposta em viadutos e trincheiras para aliviar o trânsito de Curitiba
As novas estações possibilitarão a integração de sete linhas de transporte - entre municipais e metropolitanos - que transportam em média 220 mil passageiros por dia.
Trinário
Projeto que ainda está sendo desenhado pelo Ippuc coloca os dois novos viadutos da região do Boqueirão em um sistema trinário com o viaduto da Avenida Marechal Floriano, possibilitando uma ligação mais ágil entre os principais pontos de tráfego que ligam o bairro à região central.
A proposta é de que o viaduto ligado à rua Anne Frank conduza o fluxo no sentido Boqueirão-Centro. Já em direção ao bairro, o trânsito fluirá pela Tenente Francisco Ferreira de Souza -- que, com o viaduto, se tornará uma espécie de prolongamento da Avenida Presidente Wenceslau Braz e da Rua Desembargador Westphalen.
O custo da obra - que será feita em paralelo a duas novas trincheiras na região da estação-tubo Vila São Pedro, na Linha Verde - está estimado em cerca de R$ 116 milhões.
Vídeo
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião