Depois de quase cinco meses, a tradicional viagem de trem que liga Curitiba a Morretes, no litoral do Paraná, voltou a operar neste sábado (8), atendendo aos protocolos de segurança, higienização e com apenas 50% da capacidade máxima.
As notícias mais importantes do Paraná no seu WhatsApp
Nesta manhã, o movimento foi tranquilo na estação de embarque da Rodoferroviária, diferente dos tempos pré-pandemia, quando mais de mil passageiros chegavam a procurar o roteiro em um sábado ensolarado. Segundo a assessoria de imprensa da Serra Verde Express, responsável pelo trajeto, 100 pessoas embarcaram no trem.
A operação voltou a ocorrer com novos procedimentos para o embarque. A última viagem do trem havia sido no dia 20 de março e, desde então, a viagem estava proibida. Agora, para garantir a segurança de todos, a capacidade de público não pode ultrapassar 50%, além de ser obrigatório o uso de máscara.
Para realizar a desinfecção de toda a frota de vagões, foi utilizada uma tecnologia de limpeza que cobre todas as superfícies e garante proteção por até três dias. Ainda seguindo os novos protocolos, a Serra Verde Express está colocando em circulação apenas os vagões cujas janelas apresentam a funcionalidade de abertura para garantir ampla circulação de ar. Internamente, os passageiros estão sendo acomodados de forma a respeitar amplo espaçamento entre as poltronas.
Outra novidade é a utilização do Safe Check-in, totem de autoatendimento com leitor de temperatura, verificação do uso de máscara, dispensador de álcool gel e validador de ticket via QR Code. O equipamento é totalmente automatizado, sem necessidade de operador. A Serra Verde Express recomenda que os passageiros levem de duas a três máscaras extras para fazerem a substituição a cada três horas.
Para o retorno da operação, foi preciso o Ministério Público e a prefeitura de Morretes autorizarem o turismo na cidade. Para visitar o município, os passageiros devem fazer antes um cadastro no site www.morretesdestinocerto.com.br . A ideia é controlar o fluxo na cidade e fazer o rastreamento de contatos, caso necessário. Cerca de 3.770 pessoas poderão visitar a cidade, com acesso restrito a sextas, sábados e domingos, desde que com destino certo e cronograma de visitação definidos.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”