Um lote de morangos vindo do município de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, foi interditado pela Vigilância Sanitária do Paraná por terem sido cultivados com agrotóxicos não permitidos. As bandejas são da marca Benassi, com data de embalagem de 19 de novembro de 2018, e estavam à venda na Ceasa de Curitiba. A orientação é para que consumidores que tenham o lote em casa suspendam o consumo imediatamente.
-Leia também: Curitiba terá fogos de artifício sem barulho no Natal, anuncia Greca
Conforme a Vigilância, a sequência de identificação do lote é PP44C9H2ZJE6UHFD. Quem encontrar o morango à venda pode denunciar ao órgão pelo telefone 0800 644 4414, da Ouvidoria Geral da Saúde.
Ainda segundo a pasta, todos os dos municípios do estado já foram informados e orientados a fazer a apreensão e descarte do lote, caso seja encontrado no comércio local (atacado e varejo).
Não foram encontradas irregularidades em outros lotes de morango de outros produtores e distribuidores .
Cuidado
A compra de frutas, verduras e legumes exigem atenção do consumidor. No Paraná, a Resolução 748 de 2014 obriga que a origem dos produtos hortícolas in natura seja registrada através do rótulo e o consumidor deve exigir essa informação e não consumir produtos que não estejam identificados.
- Leia também: Abelhas atacam pedestres no Centro de Curitiba
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) desenvolve em todo o Paraná o Programa Estadual de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos que monitora a conformidade dos resíduos de agrotóxicos nos alimentos comercializados através da Ceasa e aqueles fornecidos na alimentação escolar estadual.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia