Quase dois anos depois de ser fechado por causa da queda de uma rocha sobre a passarela, o túnel do Parque Tanguá, um dos principais pontos turísticos de Curitiba, foi reaberto nesta quinta-feira (21) pelo prefeito Rafael Greca (PMN). Para ser reaberto, o túnel teve suas paredes despichadas, além de ter a iluminação e a estrutura reforçada para evitar acidentes.
Os passeios agora só poderão ser feitos se previamente agendados. Isso porque ainda há risco de rochas se descolarem do paredão - o que vai ser monitorado por uma equipe de geólogos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que treinaram os guias a identificar possíveis movimentações rochosas, bem como a evacuar o túnel em caso de emergência.
- Leia também - Violência no Passeio Público dispara com desativação do módulo da PM
Os passeios guiados começam a partir de 7 de julho. Para participar da visita, os interessados têm que agendar o passeio pelo e-mail visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br, informando nome, RG, telefone e idade. A confirmação da data da visita será feita em resposta à mensagem. A confirmação será feita por um retorno da equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) no próprio correio eletrônico. Os passeios serão sempre aos sábados pela manhã, a partir das 9h30, e o grupo cumprirá o trajeto com no máximo 15 pessoas. Os grupos serão formado de acordo com a demanda. Caso a procura seja grande, A SMMA não descarta ampliar os dias de visita.
- Veja também - 5 mil cães e gatos de Curitiba serão atendidos de graça por veterinários
Formada por granito e basalto, a passagem do túnel vai integrar um centro de estudos geológicos da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Durante a apresentação do projeto, o engenheiro civil especialista em geotecnia Eduardo Dell’Avanzi, professor da UFPR, não descartou a possibilidade de novos pedaços de rochas se descolem do paredão do túnel do Tanquá. Por isso, explica, a UFPR vai monitorar a movimentação rochosa, além de orientar os visitantes sobre como agir em caso de serem surpreendidos por deslizamentos. Mas não só. No passeio guiado, o visitante também terá informações sobre a formação das rochas.
“O Parque Tanguá é um laboratório ao ar livre. Nesse passeio vamos falar sobre bacias hidrográficas, formação rochosa. É a ciência se aproximando da sociedade”, resume Marilza do Carmo Oliveira Dias, secretária do Meio Ambiente de Curitiba.
Clima de campanha
A reinauguração do túnel nesta quinta ocorreu em clima de campanha eleitoral , com a presença da pré-candidata ao governo do Paraná, a governadora Cida Borghetti (PP), a filha dela, a deputada estadual Maria Victoria (PP), o ex-prefeito de Curitiba, o deputado federal Luciano Ducci (PSB), entre outros políticos.
Greca também aproveitou a oportunidade para criticar a gestão de seu antecessor, o ex-prefeito Gustavo Fruet (PDT). “Removemos hoje mais uma marca de decadência do rosto da nossa cidade”, disse logo depois de assinar decreto que transformou o Tanguá e na 22ª Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM). “Hoje devolvemos ao público o túnel do Parque Tanguá, abandonado e depois interditado pelo nosso antecessor”, postou o prefeito em sua conta no Facebook antes da reabertura do túnel.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião