Placas de trânsito de Curitiba sujas e depois da limpeza.| Foto: Pedro Ribas / Prefeitura de Curitiba/

Um alento para quem anda tendo dificuldade para se guiar pelas placas de trânsito de Curitiba: a craca impregnada em muitas delas está sendo retirada pela prefeitura. A Superintemndência de Trânsito (Setran) está dando prioridade na limpeza da sinalização em vias de grande circulação de veículos e que fazem a ligação entre os bairros e o Centro. De tão imundas que estavam, muitas poderiam até pôr os motoristas em risco, já que era difícil interpretá-las.

CARREGANDO :)

Nos três primeiros dias de trabalho, as equipes da prefeitura limparam 601 placas na Avenida Silva Jardim e na Avenida Getúlio Vargas. Na Silva Jardim, foram limpas placas no trecho entre a Avenida Arthur Bernardes, no Água Verde, e a Rua Mariano Torres, no Centro. Já na Getúlio Vargas a limpeza foi entre a Avenida Arthur Bernardes, no Água Verde, e a Rua Conselheiro Laurindo, no Centro.

- Leia na Gazeta - Curitibano compra e restaura ônibus de 1979 para realizar sonho de infância

Publicidade

Desse total, foram 565 das placas menores, que indicam, por exemplo, limite de velocidade, direção da via, proibição de conversão, área de giro, regulamentação de estacionamento na via e área de circulação de pedestres. As outras 36 placas, de tamanho maior, são de indicação de bairros, de fiscalização eletrônica e de trajetos possíveis em torno das quadras adjacentes, entre outras.

- Veja mais - Estufa do Jardim Botânico será revitalizada: cartão postal estava sujo e sem manutenção

No caso das placas grandes, são necessários pequenos bloqueios para a execução do serviço. Para não atrapalhar o trânsito, as equipes trabalham no período da noite, a partir das 20h até de madrugada.

Na sequência, serão limpas as placas das ruas Coronel Dulcídio, Fernando Moreira, Fernando Simas, Holanda e México.

Recuperação

Publicidade

Na fábrica de placas da Setran, na CIC, são confeccionados e recuperados os mais diversos modelos de placas. Grande parte consequência de ações de vandalismo. Todo mês uma média de 327 placas de trânsito são recuperadas pelos funcionários. Entre as novas e as substituídas, cerca de 480 placas são implantadas a cada 30 dias em Curitiba.