Professor José Guilherme, da UFPR: antes de contratar o empréstimo, é melhor estudar as taxas| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Veja as opções disponíveis para antecipação do 13º
CARREGANDO :)

O 13º salário pode chegar mais ce­­­do. Com taxas de juros que variam entre 2,06% e 3,99% ao mês, todos os grandes bancos oferecem a opção de antecipação do benefício para seus correntistas. Por ter pagamento garantido, esse tipo de financiamento oferece taxas mais atraentes que ou­tras modalidades de empréstimos e, por isso, pode ser uma boa op­­ção para quem tem dívidas mais caras.

"Para consumo, é uma opção totalmente descartada. Mas a antecipação do 13º pode ser interessante para se livrar de dívidas antigas, com juros mais altos", sugere o professor de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), José Guilherme Silva Vieira. É o caso, por exemplo, de quem vem pagando taxas de juros do cheque especial ou do cartão de crédito – que chegam a até 10% ao mês. "Eu recomento esse tipo de empréstimo para quem tem problemas financeiros. A grande vantagem é trocar dívidas mais caras. Mas só para isso", concorda o consultor financeiro Erasmo Vieira. "Até porque, para comprar algum bem, é bem provável que a pessoa consiga um parcelamento mais vantajoso na própria loja."

Publicidade

Em geral, o empréstimo só pode ser feito no banco onde a pessoa recebe seu salário – e, portanto, o 13º. De qualquer maneira, o professor orienta que o ideal é que o correntista converse com seu gerente e estude qual a melhor opção de financiamento. "Há alguns meses, a antecipação do Imposto de Renda e do 13º eram, com certeza, as melhores opções. Hoje, com a queda dos juros, é preciso estudar caso a caso."

Mais do que isso, o professor José Guilherme Vieira diz que o momento de contrato de um empréstimo como esse deve ser também de reflexão: "Tem gente que faz essa antecipação todo ano. Por quê? É preciso pensar, porque em algum momento, ele pode ser pego de surpresa com um gasto extra ou ficar sem emprego."

Agências

A antecipação do 13º salário pode ser feito nas agências bancárias e, em alguns casos, até pela internet. Mas a sócia da Trade Contabilidade, Simone Domingues, lembra ainda que o cliente deve conferir, no momento da assinatura do contrato, o juro e as taxas acertadas com o banco. "Isso é importante para evitar que depois ele não seja pego de surpresa", diz.

É preciso considerar também as taxas de contratação de crédito. "Se ela for muito alta, não compensa nem mesmo com o juro baixo", alerta Erasmo Vieira. "O benefício pode ser ilusório."

Publicidade

Só na Caixa Econômica Federal, mais de 17 mil trabalhadores fizeram o empréstimo no ano passado – 45% a mais do que o registrado em 2007. Para este ano, a expectativa do banco é aumentar em mais 45% o número de em pessoas atendidas, em 55% o valor dos empréstimos.