A avaliação foi unânime: bons contatos e muitas prospecções. O balanço foi feito pela maioria dos expositores da segunda Feira Mundo Gastronômico, que terminou sábado, na Expo Renault Barigui, e reuniu 63 empresas em um evento voltado ao mercado de alimentação.Durante os quatro dias, mais de 17 mil pessoas passaram pela feira realizada pela Efex, do Grupo Positivo, em parceria com a Gazeta do Povo. "Evoluímos em muitos aspectos de um ano para outro. Tivemos uma programação de conteúdo mais intensa e maior presença de profissionais do setor. A feira cumpriu seu papel. O resultado para os expositores com certeza vai ser superior neste ano", disse Marcelo Bueno, diretor-geral da Efex.
Até o fechamento desta edição, a organização não havia fechado o balanço de negócios gerados. Mas, na opinião dos participantes, o público estava mais profissional (empreendedores em busca de novidades) e bons contatos foram feitos. "Neste ano investimos dez vezes mais no estande e captamos clientes importantes, a maioria restaurantes. Nos três primeiros dias vendemos quase R$ 90 mil", disse Marlus Guimarães, gerente administrativo da loja de fábrica das Porcelanas Schmidt. Para ele, o principal durante o Mundo Gastronômico é fixar a marca e fazer contatos.
Para o diretor da Stampa Food, distribuidora de produtos da Nestlé, Rodrigo Saueressig, o objetivo da participação da empresa no evento foi cumprido. "Não viemos para comercializar, viemos para prospectar. Se calcularmos R$ 1 mil para cada contato feito aqui, são R$ 130 mil dentro dos R$ 2 milhões que esperamos crescer no segundo semestre", diz.
Silvana Justo, sócia da empresa de equipamentos gastronômicos e carrinhos para ambulantes Albermaq, aproveitou o evento para convidar potenciais clientes para conhecer o estande. "O principal é o pós-evento. Vendi R$ 65 mil durante os três primeiros dias e tenho visitas agendadas na semana para fechar negócios com novos clientes", conta. A expectativa é que nos próximos meses o valor de negócios gerados por causa da feira duplique.