A Copel informou, nesta quinta-feira (28), que vai substituir a fatura de energia elétrica de 25 mil consumidores de Curitiba e região metropolitana. De acordo com a distribuidora, por um erro de leitura, as contas do mês de abril destes clientes foram emitidas com números muito diferentes da média habitual.
A maioria das faturas apresentou valor a mais e dessa forma o cliente tem um crédito com a empresa. A Copel está entrando em contato com os consumidores para explicar a situação. Quem ainda não pagou a fatura poderá fazer a substituição. Os clientes que já efetuaram o pagamento optarão por ter o valor abatido na próxima fatura ou receber de volta a quantia paga indevidamente.
O problema, segundo a Copel, surgiu quando uma empresa terceirizada - responsável por fazer a leitura dos medidores de consumo - desistiu do serviço. Isso impossibilitou a Copel de continuar emitindo faturas com base no consumo mensal realmente verificado. Até que uma nova empresa fosse contratada para realizar as leituras, as contas foram emitidas com base na média histórica de consumo.
Como consequência, com a retomada da medição regular do consumo efetivamente, as 25 mil contas de luz foram emitidas com diferenças registradas durante o período de transição entre a desistência da antiga prestadora de serviços e o início das atividades da nova contratada. Com a regularização dos ciclos mensais de leitura, a Copel acredita que o problema esteja definitivamente solucionado.
Orientação
O consumidor que tiver dúvidas sobre o valor de sua fatura de energia pode ligar para o serviço de atendimento da Copel: 0800-51-00-116. A empresa orienta o cliente a comparar a quantidade de quilowatt/hora (kWh) dos meses anteriores - que consta no histórico de consumo da fatura - com o de abril. Se o valor for algo como dobro ou triplo do normal, provavelmente houve erro.