O Data Popular, instituto de pesquisa voltado para as classes C, D e E no Brasil, revelou estudo que indica que 28% da população adulta do país, ou 38,5 milhões de brasileiros com mais de 18 anos, têm intenção de empreender. Esse percentual era de 23% em 2013, o que significa um crescimento de 22% em dois anos no desejo de ter um negócio próprio.
Em nota, o presidente do instituto, Renato Meirelles, afirma: “Os brasileiros enxergam no empreendedorismo uma iniciativa para garantir mais renda e um bom futuro para a família”. O levantamento ainda mostra que, entre esse grupo, 38% estão se preparando por meio de pesquisa sobre o setor em que deseja atuar, enquanto 28% estão poupando dinheiro para investir e 12% fazem cursos ou estudam para abrir um negócio.
A região Norte tem a maior incidência de futuros empreendedores, com 55% de sua população adulta relatando esse desejo. O Nordeste é a segunda região nesse quesito (33%), seguido por Sul (26%), Centro-Oeste (24%) e Sudeste (24%).
Motivação
Entre as razões apontadas para ter um negócio próprio, a mais frequente foi o desejo de ganhar mais e crescer profissionalmente (42%), seguido por não querer ter chefe (33%), fazer o que se gosta (16%) e ter flexibilidade de horários (9%).
A pesquisa mostra uma pequena predominância de homens (53%) relatando intenção de empreender. As pessoas entre 18 e 35 anos representam 54% dos futuros empreendedores. Ainda, metade dos participantes que disseram querer ter um negócio são de classe média, contra 28% de classe alta e 22% de classe baixa. A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 18 de abril e 9 maio, em 140 municípios brasileiros.