Uma falha no teste do Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, deixou 33 pessoas feridas ontem. Segundo a empresa, uma das vítimas quebrou a perna e as outras 32 tiveram ferimentos leves. A Airbus promoveu um teste de evacuação do avião em um hangar em Hamburgo (Alemanha) que envolvia, no total, 853 passageiros e 20 tripulantes. Mais da metade dessas pessoas eram funcionários da própria Airbus. O teste faz parte da bateria de exames que são feitos por especialistas em aviação antes que uma aeronave seja autorizada a voar e transportar passageiros.

CARREGANDO :)

Todos os 873 participantes deveriam escorregar por rampas para fora do avião, que estava estacionado dentro de um hangar escuro. Muitos dos passageiros, entretanto, acabaram sofrendo queimaduras leves ao escorregar pelas saídas devido à fricção dos corpos com as rampas de 15 metros. Apesar dos ferimentos, a Airbus considerou o teste um sucesso, já que as quase 900 pessoas conseguiram deixar o avião em apenas 80 segundos e usando apenas oito de suas 16 saídas. "Foi um grande sucesso", afirmou o gerente da Airbus Gustav Humbert. Segundo a empresa, se 650 pessoas tivessem deixado o avião em 90 segundos, já seria suficiente para atender às normas de segurança internacionais.

Já Norbert Lohl, da Agência Européia de Segurança Aérea, afirmou estar "satisfeito" com o teste, mas disse que os resultados ainda seriam melhor analisados. Cerca de 30 especialistas acompanharam o teste, também registrado por 40 câmeras. Problemas com a construção do avião tem atrasado sua certificação, o que é necessário para que a aeronave possa fazer o transporte de passageiros.

Publicidade