Quase 33 mil empresas paranaenses podem perder seu registro por falta de atualização de dados na Junta Comercial do Paraná (Jucepar). O prazo original para a atualização cadastral era 1.º de março, mas foi prorrogado para 30 de abril. Para impedir o cancelamento do registro basta preencher um formulário, sem custos, em um dos 48 escritórios da Junta pelo Estado. O cancelamento dos registros é previsto pela Lei 8.934/94, que tem como objetivo uniformizar os procedimentos de cancelamento, depurar o Cadastro Nacional de Empresas Mercantis (CNE) e liberar os nomes empresariais de empresas inativas.
A atualização dos registros deve ser feita todos os anos. Caso o empresário não faça a atualização, as companhias não regularizadas serão consideradas inativas, terão seus registros cancelados e perderão a proteção do nome empresarial (isso quer dizer que o nome poderá ser usado por qualquer outro cidadão na abertura de um novo negócio).
A Junta não soube precisar de quanto foi o aumento de cancelamentos previstos neste ano em relação aos anteriores, mas afirma que o volume de 2012 é superior aos demais. "Esse ano passamos um pente fino, porque agora temos mais recursos para o levantamento de dados", ressalta Ardisson Akel, presidente da Jucepar. Ele explica que, como 95% das 1,3 milhão de empresas registradas pela Jucepar são micro e pequenas, é possível que o aumento decorra da falta de hábito de atualização destas. A Junta não divulgará o nome das empresas que podem sofrer o cancelamento, mas os empresários podem fazer a consulta com o CNPJ ou o nome da empresa.
Atendimento
Mais detalhes
A Junta Comercial do Paraná fica na Rua Barão do Serro Azul, 316, no centro de Curitiba. A localização dos demais escritórios do órgão no estado, assim como a consulta quanto à inatividade de empresas, podem ser acessadas no site www.juntacomercial.pr.gov.br.
Colaborou Flávia Schiochet, especial para a Gazeta do Povo