Uma pesquisa realizada pela Fecomércio-Rio em parceria com o instituto de pesquisas Ypsus constatou que 42% dos brasileiros admitem consumir produtos piratas, principalmente por causa dos preços mais baixos, apesar de a grande maioria dizer conhecer os enormes prejuízos causados pela pirataria. Pelos cálculos do governo, o Brasil deixa de arrecadar mais de R$ 30 bilhões em impostos por ano por causa da pirataria.
Na pesquisa, que foi baseada em entrevistas em mil domicílios de 70 cidades e nove regiões metropolitanas de todo o Brasil, 93% dos que informaram consumir produtos piratas disseram que a compra era motivada por preços mais em conta, e outros 3% responderam que há uma boa relação custo-benefício.
A pesquisa também revelou que há consciência por parte dos consumidores dos prejuízos provocados pela pirataria: 66% dos entrevistados afirmaram que a prática tem conseqüências negativas.
" Falta ainda transformar a conscientização em consciência moral "
Deste universo, as respostas mais freqüentes à pergunta "quais seriam os malefícios da pirataria?" foram: prejudica o fabricante ou o artista (83%); estimula a sonegação (83%); prejudica o faturamento do comércio (79%); alimenta o crime organizado (70%) e causa desemprego (64%).
Na avaliação de Clarisse Messer, diretora do instituto Fecomércio, o consumidor está conscientizado dos problemas da pirataria graças aos programas de combate realizados pelo governo e entidades empresariais, mas falta ainda transformar esta conscientização em consciência moral.
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