A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que pelo menos 45 mil pessoas, usuárias de banda larga fixa, já se inscreveram para participar do projeto de medição da qualidade da internet.
Todos os inscritos serão voluntários e, a partir dos resultados mensurados em cada residência, a reguladora poderá verificar se as empresas estão cumprindo as metas estabelecidas pela agência para manutenção da velocidade instantânea e média do trafego de dados.
Segundo a agência, os usuários de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais concentram quase 50% de todos os cadastrados.
Os Estados com menor número de inscritos são Acre, Tocantins e Amapá.A Anatel informou também que o número de inscrições superou em quase 400% a necessidade de voluntários, mas que é preciso que usuários de todos estados participem do projeto.
Não há data limite para o cadastro. Quem não for escolhido agora, pode ser sorteado em uma próxima etapa do projeto, sem necessidade de novo cadastramento.Anualmente, haverá renovação de 25% da base de voluntários.
As medições permitirão a avaliação das prestadoras com mais de 50 mil acessos. São elas: Oi, NET, Vivo, GVT, CTBC, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom.
A agência se responsabiliza coordenar a instalação de equipamento de aferição, na residência de todos os participantes, sem qualquer custo.
O controle dos equipamentos será diária e ininterrupta, sem que haja coleta de qualquer informação pessoal dos usuários.