Não é só no Brasil que algumas empresas precisam lutar para sobreviver em meio às transformações do mercado. Nos Estados Unidos, várias marcas de roupa enfrentam complicações financeiras, sobretudo pela dificuldade de competir com a invasão de produtos chineses pela internet e de se adaptar às mudanças do próprio segmento. E esse novo cenário forçou o fechamento de muitas lojas e, em alguns casos, o fim de todas as suas operações.
Somente no último ano, grifes internacionais e bem conhecidas mundo afora entraram com pedido de falência, apresentando um plano de recuperação para seus acionistas na tentativa de reverter a situação negativa em que se encontram e acabando com as dívidas milionárias possuem. Algumas conseguiram, mas outras não tiveram a mesma sorte. Confira alguns desses casos.
Aeropostale
A marca é a mais recente adição a essa lista. Com mais de US$ 390 milhões em débito, a empresa entrou com pedido de falência na corte norte-americana na última quarta-feira (04) e anunciou que vai fechar mais de 150 lojas nos EUA nos próximos meses.
E essa é uma situação que já se arrasta há algum tempo. Desde 2013, foram 215 lojas da Aeropostale que fecharam as portas e, com muitos contratos de aluguel chegando ao fim, acredita-se que esse ainda número pode aumentar.
Quiksilver
Famosa por popularizar a moda surf e skate, a Quiksilver passou por um processo semelhante no ano passado. A marca entrou com pedido de falência após acumular US$ 826 milhões em dívidas. Porém, mesmo com uma queda de 13% nas vendas em 2015, a marca voltou a respirar no último mês de janeiro após conseguir o financiamento de US$ 175 milhões com a Oaktree Capital, que agora controla a empresa.
American Apparel
Depois de alguns anos turbulentos, a empresa entrou com pedido de falência à corte norte-americana no último mês de outubro. A American Apparel registrava perdas desde 2009 e, em 2015, chegou a um acordo de recuperação com 95% de seus credores para reduzir suas dívidas.
Wet Seal
Embora menos conhecida do público brasileiro, a Wet Seal foi outra marca norte-americana que passou por um processo de falência recente. Em janeiro, a empresa voltada à moda adolescente fechou 338 lojas e concentrou suas operações no e-commerce para tentar se recuperar.
Frederick’s of Hollywood
A grife de lingeries Frederick’s of Hollywood também passou por dificuldades financeiras e teve de apresentar um plano de recuperação à corte norte-americana para se reestruturar. Uma das medidas tomadas para controlar os gastos e colocar o caixa em dia foi fechar todas as lojas e se concentrar apenas nas vendas online.
Caché
Em fevereiro de 2015, a marca especializada em vestidos e outros trajes de gala entrou com pedido de falência e fechou todas as suas lojas. Ela até tentou encontrar alguma empresa que assumisse suas dívidas, mas não houve interessados, o que a obrigou a encerrar de vez suas atividades.
Body Central
A Body Central foi outra marca que não conseguiu sobreviver ao pedido de falência e fechou todas as suas 265 lojas. A rede voltada para o público feminino apresentou o plano de recuperação em janeiro de 2015, mas não conseguiu voltar à ativa.
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